Home Política Governo Lula é contra classificar facções criminosas como terroristas, afirma Gleisi Hoffmann

Governo Lula é contra classificar facções criminosas como terroristas, afirma Gleisi Hoffmann

0
Governo Lula é contra classificar facções criminosas como terroristas, afirma Gleisi Hoffmann
(Foto: Agência Brasil)

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou nesta quarta-feira (5/11) que o governo Lula é totalmente contra o projeto que classifica a atuação de facções criminosas como terrorismo. A ministra defendeu o posicionamento do Governo dizendo que comparar facções ao terrorismo poderia abrir brecha para intervenção de outros países no Brasil.

“O governo é terminantemente contra, nós somos contra esse projeto que equipara as facções criminosas ao terrorismo, terrorismo tem objetivo político e ideológico, e o terrorismo, pela legislação internacional, dá guarida para que outros países possam fazer intervenção no nosso país”, disse em entrevista.

O projeto já passou pela Comissão de Segurança Pública e aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Apesar do regime de urgência dispensar a tramitação nas comissões, o presidente da comissão decidiu manter o debate por causa de dúvidas sobre a constitucionalidade do texto.


Leia mais

Taís Araújo leva briga com autora Manuela Dias ao compliance da Globo

Mulher usa documento falso para aplicar golpe em loja de enxoval em Manaus


Depois da operação no Rio, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também reforçou que terrorismo e crime organizado são assuntos diferentes.

Aliados do governo afirmam que colocar facções no mesmo patamar de organizações terroristas representa risco à soberania nacional. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), classificou o projeto como inconstitucional e criticou propostas que chamou de “populistas”, como pena de morte, prisão perpétua e a própria equiparação entre crime organizado e terrorismo.

*Com informações da Agência Brasil.