Home Política Vereador propõe transformar Feira da Aparecida em patrimônio imaterial de Manaus

Vereador propõe transformar Feira da Aparecida em patrimônio imaterial de Manaus

0
Vereador propõe transformar Feira da Aparecida em patrimônio imaterial de Manaus
Vereador da CMM relacionou os avanços na educação da gestão do prefeito de Manaus, David Almeida, na sua análise (Foto: Divulgação/CMM)

A tradicional Feira da Aparecida, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, pode ser oficialmente reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial de Manaus. A proposta está prevista em um projeto de lei apresentado pelo vereador Professor Samuel (PSD) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

De acordo com o texto, o reconhecimento garantirá proteção municipal ao espaço, além de incentivar sua perpetuação e preservação como legado histórico e cultural para as próximas gerações. O projeto ainda autoriza a Prefeitura a firmar convênios, realizar ações e promover eventos que divulguem a importância da feira, incluindo sua possível inserção no roteiro turístico da capital.


Saiba mais: 

Damares Alves cobra anistia a Bolsonaro e critica condições da Papuda durante visita técnica

Um dia depois de aprovação, vereadores estendem discursos favoráveis a Reforma da Previdência


Na justificativa, Samuel destaca que a Feira da Aparecida é um “espaço de memória viva”, onde se mantém práticas culturais e saberes tradicionais da medicina cabocla, como o uso de ervas e ingredientes regionais.

“Reconhecê-la como patrimônio imaterial é um ato de valorização da cultura local, de proteção da memória coletiva e de incentivo à preservação das tradições que dão forma à identidade manauara”, justificou o autor da proposta.

Segundo ele, a iniciativa está alinhada ao Artigo 216 da Constituição Federal, que prevê a proteção dos bens culturais imateriais brasileiros.

Conforme o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), o projeto está na Divisão de Apoio (DIAP), para deliberação em Plenário.