Home Política Obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ poderão começar sem aval do prefeito, decide comissão da Câmara dos Deputados

Obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ poderão começar sem aval do prefeito, decide comissão da Câmara dos Deputados

0
Obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ poderão começar sem aval do prefeito, decide comissão da Câmara dos Deputados
Foto: Arquivo/Semcom

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que simplifica a execução das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida, ao eliminar a necessidade de autorização prévia do prefeito para assinatura dos contratos. A proposta, de autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), altera o regulamento do novo Minha Casa, Minha Vida e tramita em caráter conclusivo.

Pela proposta, os empreendimentos financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) precisarão apenas da emissão do alvará de construção pela prefeitura (documento técnico e obrigatório) para que as obras possam começar.


Saiba mais: 

Na COP30, Wilson Lima defende resultados práticos e objetivos para quem vive na Amazônia

Câmara de Manaus pode criar a “Medalha Vira-Lata Caramelo” para homenagear defensores da causa animal


Atualmente, o início das construções depende, na prática, de uma autorização formal do prefeito, além do alvará. O relator da matéria, deputado Yury do Paredão (MDB-CE), explicou que a mudança tem como objetivo “evitar o uso político-eleitoral do programa habitacional e acelerar o início das obras, reduzindo a burocracia”.

O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de seguir para o Senado.

 

*Com informações de Agência Câmara de Notícias.