O deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi convocado para retornar ao trabalho de escrivão da Polícia Federal, nesta sexta-feira (2/1), por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União.
Conforme o documento, chegou ao fim o período de afastamento concedido para o exercício de mandato eletivo. Vivendo nos Estados Unidos, Eduardo deve se reapresentar de forma imediata ao cargo efetivo em sua lotação de origem, no Rio de Janeiro, exclusivamente para fins declaratórios e para a regularização de sua situação funcional.
O decreto também alerta que a ausência sem justificativa poderá resultar na adoção de medidas administrativas e disciplinares.
Saiba mais:
Maiores partidos do Amazonas definem estratégias e metas para ano eleitoral de 2026
Exílio e distância do pai Jair Bolsonaro
De acordo com o texto oficial, o afastamento para o exercício do mandato eletivo foi encerrado a partir de 19 de dezembro de 2025.
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve o mandato de deputado federal cassado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no dia 18 de dezembro. Ele está nos Estados Unidos desde fevereiro de 2024 e, até o momento, não se manifestou sobre a decisão.