O governo do Estado do Amazonas, por meio de decreto datado de 19 de novembro de 2025, nomeou a deputada estadual Joana Darc Cordeiro de Lima, mais conhecida como Joana Darc, para assumir, a partir de 20 de novembro, o cargo de Secretária de Estado de Proteção Animal. A pasta foi criada pelo artigo 5.º da Lei n.º 7.406, de 11 de março de 2025.
Veja o decreto:

A nomeação ocorre num momento de movimentações intensas dentro do União Brasil (UB) no Amazonas, com efeito dominó nas cadeiras de poder nas casas legislativas da capital e do estado.
O que aconteceu?
Joana Darc deixou sua vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para assumir o cargo no Executivo.
Sua ascensão à secretaria já havia condicionado a ida de Caio André, secretário de Cultura, primeiro suplente que permaneceu no Executivo e abriu margem para Professora Jacqueline, então vereadora, ocupar a vaga na Aleam.
Joana Darc foi exonerada da secretaria para retornar aos trabalhos na Aleam, o que ocasionou um efeito dominó, reconduzindo Jacqueline para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e retirando Amauri Gomes do parlamento, seu suplente.
Com a renomeação de Joana ao cargo, cabe o retorno de Jacqueline à Aleam, e o espaço na CMM fica novamente para o ativista ambiental e veterinário Amauri Gomes.
A recondução tanto de Jacqueline quanto de Amauri deve acontecer nos próximos dias.
Saiba mais:
Defesa de Bolsonaro atribui a “confusão mental” dano em tornozeleira e pede prisão domiciliar
Leia a íntegra da ata de audiência de custódia que manteve a prisão preventiva de Jair Bolsonaro
Bastidores da “dança das cadeiras”
Nos bastidores políticos, a articulação foi encarada como estratégica para destinação de emendas parlamentares e manter a base do União Brasil forte tanto no Legislativo estadual quanto municipal, visando as eleições de 2026.