
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificando-o como um “bom homem”, durante declaração à imprensa nesta segunda-feira (6/10), na Casa Branca.
“Tive uma ótima conversa com o presidente do Brasil. Ele é um bom homem”, afirmou Trump ao ser questionado sobre o telefonema mantido com Lula. Embora tenha confirmado que pretende fazer negócios com o Brasil, Trump preferiu não falar se pretende renegociar a tarifa de 50% aplicada sobre produtos brasileiros.
Trump mencionou também a possibilidade de um encontro bilateral com Lula, embora não tenha confirmado se a reunião poderá ocorrer durante a COP30, que será realizada em Belém (PA).
Leia mais
STF marca para novembro julgamento dos “kids pretos”
“Em algum momento eu irei ao Brasil e ele virá aqui”, declarou o presidente dos EUA. “Conversamos sobre isso”, completou.
Segundo o Itamaraty, a ligação entre os dois líderes durou cerca de 30 minutos. Durante o diálogo, eles relembraram a boa relação estabelecida na 80ª Assembleia Geral da ONU e trataram de temas econômicos e diplomáticos.
Ainda conforme a chancelaria brasileira, Lula pediu que Trump reavalie as tarifas impostas às exportações do Brasil e as sanções aplicadas a autoridades brasileiras. Ao final da conversa, Trump designou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, para conduzir as negociações sobre o tema comercial entre os dois países.
*Com informações do Metrópoles.