
A divulgação das últimas pesquisas de intensão de votos colocou fogo no parquinho da eleição para o Senado em 2026. Enquanto o senador Eduardo Braga (MDB) parece ter encaminhado, neste momento, a reeleição dele, o governador Wilson Lima (União Brasil), que ainda não decidiu se vai ser candidato; e o deputado federal Alberto Neto (PL) se engalfinham pela segunda vaga, deixando os demais pré-candidatos – Marcelo Ramos (PT) e Plínio Valério (PSDB) – correndo por fora.
Repetindo a postura da eleição de 2022, quando deu uma arrancada para a vitória nos últimos seis meses, Wilson Lima vem escalando as pesquisas após ficar muito tempo longe dos primeiros lugares. Em entrevista nesta quarta-feira (22), ele reforçou que está focado nas “entregas” de obras, programas e serviços para a população. Com isso, afirma, vai deixar as questões políticas para outro momento, assim como a decisão de ser candidato ou não ao Senado.
Atingido pelos impactos da pandemia, que teve o auge em 2021, Wilson Lima começou a corrida reeleitoral atrás de Amazonino Mendes e empatado tecnicamente com o senador Eduardo Braga. Entre fevereiro e abril de 2022, ele aparecia em segundo lugar nas principais pesquisas, oscilando entre 19% das intenções, o pior resultado, e 23,9%, o melhor resultado.
Amazonino, no mesmo período oscilou entre 30,5% (o pior) e 33,4% (o melhor). Eduardo Braga registrou 17% como pior intenção de votos e 19,3% como a melhor intenção de votos em pesquisa.
Mudança de rota na hora certa
Olhando Braga pelo retrovisor e Amazonino pelo parabrisa, Wilson usou aqueles seis meses para entregar uma série de obras em municípios do interior, articulou o apoio de ao menos 52 municípios e trouxe para perto o prefeito de Manaus, David Almeida, com iniciativas do tipo Asfalta Manaus e passe livre estudantil.
Ao final daquela eleição, Wilson conquitou 42,82% dos votos válidos no primeiro turno e bateu Eduardo Braga no segundo turno com 56,65% contra 43,35%.
A movimentação recente do governador simula o que houve em 2022, com muitas obras e programas sendo entregues e muita proximidade com prefeitos, inclusive já se fala numa nova dobradinha com David Almeida, este sendo candidato ao Governo do Estado.