O Ministério de Minas e Energia deve apresentar, nos próximos 15 dias, uma proposta para aumentar de 30% para 32% a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina. A informação foi confirmada nesta terça-feira (9/6) pelo ministro Alexandre Silveira, após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A proposta será analisada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), responsável por definir diretrizes do setor. Atualmente, a gasolina vendida no Brasil contém 30% de etanol, percentual adotado desde agosto de 2025.
Segundo o ministro, a medida pode reduzir a dependência do país da gasolina importada. A estimativa do governo é que, com o aumento da mistura, cerca de 450 milhões de litros de gasolina deixem de ser importados, fortalecendo a autossuficiência energética do Brasil.
Representantes do setor de biocombustíveis também defendem a mudança. O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi, afirmou que o etanol custa, em média, R$ 2,40 menos por litro do que a gasolina, o que poderia ajudar a reduzir os custos para o consumidor.
Ainda segundo o setor, a mistura de 32% já teria sido testada anteriormente sem impactos negativos, durante estudos realizados para ampliar a participação do etanol no combustível vendido no país.
(*)Com informações da CNN Brasil
