Diante da previsão de uma estiagem severa no Amazonas, o governador Roberto Cidade (União) afirmou nesta quarta-feira (17) que o setor industrial já começou a se preparar para possíveis dificuldades logísticas. De acordo com ele, empresas do Polo Industrial de Manaus anteciparam a compra de insumos para evitar interrupções na produção causadas pela redução do nível dos rios.
Mais de 50% dos produtos da Zona Franca de Manaus utilizam a hidrovia do rio Madeira para transporte de cargas. Por isso, o governo pretende solicitar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a antecipação das dragagens necessárias para manter a navegabilidade da região.
A expectativa é que o planejamento antecipado do setor público e da iniciativa privada reduza os impactos econômicos e sociais da estiagem. Além das ações logísticas, o governo informou que pretende realizar um levantamento das necessidades dos municípios afetados e cadastrar previamente as famílias que poderão precisar de assistência durante o período de seca.