O número de animais abandonados em Manaus mais que dobrou em um ano e acendeu o alerta sobre a necessidade de uma solução permanente para o problema. Dados da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) mostram que os registros de abandono de cães e gatos saltaram de 219 casos em 2024 para 510 em 2025, um aumento de 133%.
Diante do cenário, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) ingressou com uma ação na Justiça para que a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado implantem um abrigo público destinado ao acolhimento temporário de animais em situação de vulnerabilidade.
Segundo o órgão, a ausência de uma estrutura adequada dificulta o resgate, o tratamento e o encaminhamento dos animais para adoção, além de contribuir para problemas de saúde pública e para o aumento dos casos de maus-tratos.
Na ação, o MPAM pede a criação de um Centro de Acolhimento Provisório para Animais, com equipe técnica especializada e programas permanentes de castração, vacinação e adoção responsável. O órgão também solicita que os entes públicos apresentem um plano de implementação da unidade, com cronograma de execução e previsão orçamentária.