Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

No G7, Lula rebate Trump e diz: “Não se meta nas eleições do Brasil”

0
Foto: Igor Gadelha/Metrópoles.

Em coletiva de imprensa nesta quarta (17/6) na reunião do G7, o presidente Lula (PT) disse que o mandatário norte-americano Donald Trump não tem o direito de se envolver nas eleições do Brasil, rebatendo fala de Trump que pouco antes disse que o Brasil era “um país difícil” e abordou a condenação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro.

“Eu acho que ele tem o direito de ter as preferências eleitorais dele, as preferências ideológicas dele. Eu só espero que ele não fira o Código de Ética entre as nações que querem ser respeitadas em sua soberania. Só espero isso. Para mim, ele pode continuar gostando do Bolsonaro, do pai, do filho, do neto, não tem problema. É um problema dele. Afinal de contas, gosto não se discute. Agora, não se meta nas eleições do Brasil, porque as eleições do Brasil são um problema do Brasil”, disse Lula.

Lula também criticou a postura dos Estados Unidos nas negociações com o Brasil sobre tarifas e no combate ao crime organizado, e disse que o norte-americano fez uma “coisa desaforada” ao classificar facções criminosas brasileiras como terroristas.

“Eu não pedi bilateral ao Trump porque nós estamos em negociação. Eu acho que o que ele fez foi uma coisa desaforada com o Brasil. É por isso que eu disse que ele continua agindo como um imperador. Nós estávamos fazendo acordo. O Mauro Vieira e meu ministro do Comércio estão tratando com o ministro do Comércio dele. Estamos negociando”.