O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, autorizou os parlamentares a permanecerem em seus estados de origem nesta semana, com registro de presença e votações realizadas de forma remota pelo sistema Infoleg. A medida ocorre após duas semanas seguidas marcadas por feriados nacionais. A medida deve facilitar agendas políticas e articulações de pré-campanha nos estados.
A orientação foi enviada pela Secretaria-Geral da Mesa aos deputados informando que as atividades legislativas poderão ser acompanhadas virtualmente. O sistema Infoleg, utilizado pela Câmara dos Deputados, permite que os parlamentares registrem presença e participem das votações à distância por meio de aplicativo ou plataforma digital.
Após a divulgação da decisão, a Câmara informou que haverá sessões presenciais nas tardes de terça-feira (12) e quarta-feira (13). O modelo de votação remota já havia sido alvo de debates anteriormente, principalmente após mudanças nas regras que impediram parlamentares de votarem do exterior.
