Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Tropa de elite da PM muda de nome e passa a ser BOPE-AM

0

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta terça-feira (2/6) o Projeto de Lei nº 345/2026, de autoria do Governo do Estado, que altera a nomenclatura da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para Batalhão de Operações Especiais do Amazonas (BOPE-AM).

A proposta havia sido encaminhada pelo governador Roberto Cidade (União Brasil) à Casa Legislativa na última sexta-feira (29/5), após anúncio da mudança em uma coletiva de imprensa realizada na sede da corporação, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.

Na ocasião, o governador afirmou que a alteração busca fortalecer a identidade da tropa de elite da PMAM. “Na minha intenção, é o nome que eles precisam ter, que é o BOPE forte para combater o crime organizado”, declarou.

Criada em 1990, a então COE é especializada em ocorrências de alta complexidade, como rebeliões em unidades prisionais, resgates com reféns e operações contra o narcotráfico e a pirataria nos rios do Amazonas. Ao longo dos anos, a unidade passou por diferentes reestruturações até se consolidar como uma das principais forças especializadas da segurança pública estadual.

Com a aprovação na Aleam, o projeto segue para sanção governamental.

(Foto: Reprodução)