Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Toffoli toma posse como ministro efetivo do TSE

0
Toffoli toma posse como ministro efetivo do TSE
Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, tomou posse nesta terça-feira (9) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele assume a vaga anteriormente ocupada pela ministra Cármen Lúcia, que deixou a Corte Eleitoral para permitir que o presidente do tribunal, Kassio Nunes Marques, tenha mais tempo de atuação à frente da Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro.

Durante a cerimônia, Toffoli destacou sua trajetória de quase duas décadas na Justiça Eleitoral e reforçou o compromisso da instituição com a garantia do voto e da democracia brasileira.

“Além do compromisso formal que assumimos, é preciso garantir que a soberania do voto de cada cidadão brasileiro seja respeitada e protegida pelo Poder Judiciário em todos os rincões do Brasil”, afirmou o ministro.

Toffoli lembrou ainda que atua na Justiça Eleitoral há 18 anos, tanto como ministro efetivo quanto como substituto, e ressaltou a importância do trabalho da Corte na organização e fiscalização do processo eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por sete integrantes: três ministros do STF, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas indicados pelo presidente da República. Atualmente, a Corte é presidida por Kassio Nunes Marques, tendo André Mendonça como vice-presidente.