Home Amazonas Falha pontual afeta emissão de NFS-e em Manaus; serviço deve normalizar até segunda (5)

Falha pontual afeta emissão de NFS-e em Manaus; serviço deve normalizar até segunda (5)

0
Falha pontual afeta emissão de NFS-e em Manaus; serviço deve normalizar até segunda (5)
(Foto: divulgação)

A Prefeitura de Manaus informou que segue trabalhando para normalizar a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) após uma instabilidade pontual identificada no sistema utilizado por prestadores de serviços no município. Segundo a administração municipal, a expectativa é de que o serviço esteja regularizado até esta segunda-feira (5/1).

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), o problema ocorreu exclusivamente em Manaus e foi provocado por uma falha na formatação de um arquivo com dados complementares de cadastro, o que impactou temporariamente a emissão de notas pelo emissor web integrado ao Emissor Nacional.

A Semef afirmou que a instabilidade foi isolada e não afetou sistemas de outros municípios. A secretaria informou ainda que as equipes técnicas atuam na correção da falha para restabelecer plenamente o serviço aos contribuintes.


Leia mais

Avião de pequeno porte cai próximo à ponte Rio Negro e tripulantes são resgatados

Montagem com Ratinho e Nicolás Maduro confunde internautas nas redes sociais


A pasta também reforçou orientações sobre a emissão de notas fiscais referentes a serviços prestados em dezembro de 2025. Nesses casos, a NFS-e deve ser emitida obrigatoriamente pelo Sistema Nota Manaus. O uso do Emissor Nacional não é permitido, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEI), que seguem utilizando a plataforma nacional.

Desde 1º de janeiro, o Emissor Nacional passou a ser utilizado exclusivamente para notas relativas a serviços prestados a partir dessa data, conforme determina o Decreto nº 6.743, publicado no Diário Oficial do Município em 16 de dezembro de 2025.

A emissão da NFS-e deve ser feita apenas pelos emissores disponíveis no Portal Nacional, por meio do emissor web, aplicativo móvel ou integração via API com sistemas próprios das empresas.