Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Governo projeta salário mínimo para R$ 1.630 em 2026, segundo LDO

O Governo Federal estima que o salário mínimo pode passar a valer  R$ 1.630 a partir de janeiro de 2026, com os pagamentos sendo realizados a partir de fevereiro. A projeção consta no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, encaminhado nesta terça-feira (15/4) ao Congresso Nacional, como determina a Constituição.

Atualmente, o valor do salário mínimo está fixado em R$ 1.518, após reajuste de 7,5% neste ano. Se confirmada a estimativa da equipe econômica, o novo piso terá um aumento de R$ 112, o que representa uma alta de 7,4%.

O valor final, no entanto, ainda poderá ser alterado, pois depende do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até novembro, que será divulgado no fim do ano.

A fórmula de correção do salário mínimo leva em consideração dois critérios: a inflação acumulada (INPC) dos 12 meses até novembro e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, limitado a 2,5%. Essa regra foi aprovada em 2023 como parte do novo arcabouço fiscal, que estabelece um limite para a expansão dos gastos públicos até 2030.


Leia mais

Exclusivo: Receita Federal destina 1.600 aparelhos de TV Box apreendidos para educação em Presidente Figueiredo

Greve de ônibus: David Almeida fala sobre retirada gradual de cobradores em Manaus


A LDO é o instrumento que estabelece as metas fiscais e as prioridades da administração pública para o ano seguinte, servindo de base para a formulação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Impacto nas contas públicas

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59,9 milhões de brasileiros têm seus rendimentos atrelados ao salário mínimo. Desse total, aproximadamente 28,15 milhões são beneficiários do INSS.

O piso nacional também serve de base para benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), abono salarial e seguro-desemprego. Por isso, qualquer aumento no valor gera impactos significativos nas despesas do governo.

De acordo com cálculos da equipe econômica, cada R$ 1 de reajuste no salário mínimo representa um acréscimo de cerca de R$ 400 milhões nos gastos públicos. Com o aumento previsto de R$ 112, o impacto estimado nas contas da União é de aproximadamente R$ 44,8 bilhões em 2026.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O Governo Federal estima que o salário mínimo pode passar a valer  R$ 1.630 a partir de janeiro de 2026, com os pagamentos sendo realizados a partir de fevereiro. A projeção consta no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, encaminhado nesta terça-feira (15/4) ao Congresso Nacional, como determina a Constituição.

Atualmente, o valor do salário mínimo está fixado em R$ 1.518, após reajuste de 7,5% neste ano. Se confirmada a estimativa da equipe econômica, o novo piso terá um aumento de R$ 112, o que representa uma alta de 7,4%.

O valor final, no entanto, ainda poderá ser alterado, pois depende do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até novembro, que será divulgado no fim do ano.

A fórmula de correção do salário mínimo leva em consideração dois critérios: a inflação acumulada (INPC) dos 12 meses até novembro e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, limitado a 2,5%. Essa regra foi aprovada em 2023 como parte do novo arcabouço fiscal, que estabelece um limite para a expansão dos gastos públicos até 2030.


Leia mais

Exclusivo: Receita Federal destina 1.600 aparelhos de TV Box apreendidos para educação em Presidente Figueiredo

Greve de ônibus: David Almeida fala sobre retirada gradual de cobradores em Manaus


A LDO é o instrumento que estabelece as metas fiscais e as prioridades da administração pública para o ano seguinte, servindo de base para a formulação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Impacto nas contas públicas

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59,9 milhões de brasileiros têm seus rendimentos atrelados ao salário mínimo. Desse total, aproximadamente 28,15 milhões são beneficiários do INSS.

O piso nacional também serve de base para benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), abono salarial e seguro-desemprego. Por isso, qualquer aumento no valor gera impactos significativos nas despesas do governo.

De acordo com cálculos da equipe econômica, cada R$ 1 de reajuste no salário mínimo representa um acréscimo de cerca de R$ 400 milhões nos gastos públicos. Com o aumento previsto de R$ 112, o impacto estimado nas contas da União é de aproximadamente R$ 44,8 bilhões em 2026.

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

‘Busca Preço’ ajuda a escapar de falsas promoções na Black Friday

Na temporada de ofertas, quando os anúncios de grandes descontos começam a aparecer, uma ferramenta gratuita do Governo do Amazonas pode ser uma importante...

Crise paraguaia ameaça economia de cidades brasileiras, diz economista

A crise financeira e política no Paraguai pode provocar efeitos econômicos em municípios brasileiros que dependem da circulação de pessoas, mercadorias, serviços e investimentos...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

CNC pede mais tempo para empresas se adaptarem ao fim da escala 6×1

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais tempo para que as empresas se...

FGC sofre invasão e dados de clientes são expostos

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) informou nesta quinta-feira (5/11) que identificou acesso não autorizado a dados pessoais de clientes, como nome, CPF, e-mail...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% para negociar dívidas no AM

Mais de 1,85 milhão de pessoas estão inadimplentes no Amazonas, segundo levantamento da Serasa referente a setembro de 2026. O número representa 61,36% da...

Durigan defende revisão de benefícios para reduzir alíquota na reforma tributária

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira (3/11) que o Congresso Nacional precisa revisar as exceções e os benefícios tributários previstos na...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

‘Busca Preço’ ajuda a escapar de falsas promoções na Black Friday

Na temporada de ofertas, quando os anúncios de grandes descontos começam a aparecer, uma ferramenta gratuita do Governo do Amazonas pode ser uma importante...

Crise paraguaia ameaça economia de cidades brasileiras, diz economista

A crise financeira e política no Paraguai pode provocar efeitos econômicos em municípios brasileiros que dependem da circulação de pessoas, mercadorias, serviços e investimentos...

CNC pede mais tempo para empresas se adaptarem ao fim da escala 6×1

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais tempo para que as empresas se...

FGC sofre invasão e dados de clientes são expostos

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) informou nesta quinta-feira (5/11) que identificou acesso não autorizado a dados pessoais de clientes, como nome, CPF, e-mail...

Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% para negociar dívidas no AM

Mais de 1,85 milhão de pessoas estão inadimplentes no Amazonas, segundo levantamento da Serasa referente a setembro de 2026. O número representa 61,36% da...

Durigan defende revisão de benefícios para reduzir alíquota na reforma tributária

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira (3/11) que o Congresso Nacional precisa revisar as exceções e os benefícios tributários previstos na...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]