Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Alimentos ultraprocessados podem aumentar risco de depressão, diz estudo

Estudo aponta aumento de 58% na depressão persistente em pessoas que consomem alimentos ultraprocessados em excesso.

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) revelou que o consumo elevado de alimentos ultraprocessados pode aumentar em até 58% o risco de depressão persistente, ou seja, caracterizada por episódios recorrentes ou contínuos por anos. A pesquisa foi publicada no Journal of Academy of Nutrition and Dietetics.

Para realizar o trabalho, os pesquisadores utilizaram dados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), um levantamento multicêntrico que acompanha a saúde de servidores públicos de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória desde 2008.

Os participantes foram divididos em grupos com base na porcentagem de calorias diárias provenientes de alimentos ultraprocessados. Um grupo consumia entre 0% e 19%, enquanto o outro variava entre 34% e 72%.


Leia mais:

Esclerose múltipla: veja dicas de alimentação para quem convive com a doença

Ultraprocessados matam cerca de 57 mil pessoas por ano Brasil, aponta estudo


Naomi Vidal Ferreira, pós-doutoranda da FMUSP e autora principal da pesquisa, afirmou:

“Aqueles que consumiam mais ultraprocessados no início do estudo apresentaram um risco 30% maior de desenvolver o primeiro episódio de depressão ao longo dos oito anos seguintes à primeira análise.

Se uma pessoa consome mais de 70% de sua energia diária proveniente de produtos ultraprocessados, ela acaba deixando de ingerir alimentos ricos em fibras, antioxidantes e vitaminas, que são fundamentais para o funcionamento do cérebro. Além disso, a presença de aditivos artificiais e gorduras saturadas pode desencadear processos inflamatórios, um fator associado ao desenvolvimento da depressão”.

Por outro lado, uma simulação mostrou que substituir apenas 5% do consumo diário de ultraprocessados por alimentos minimamente processados já pode reduzir o risco de depressão em 6%. Ao diminuir 20% esse consumo, optando por alimentos naturais, é possível reduzir para 22% a probabilidade.

O que são alimentos ultraprocessados?

São aqueles que, como o próprio nome sugere, passam por diversas etapas de processamento e contêm uma série de ingredientes químicos, como aditivos, conservantes, corantes, aromatizantes artificiais, entre outros. Por isso, quando consumidos em excesso, podem trazer riscos à saúde.

Por exemplo, refrigerantes, biscoitos, bolos prontos, salsichas, macarrão instantâneo, cereais matinais, alguns tipos de carnes.

*Com informações de CNN Brasil. 

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) revelou que o consumo elevado de alimentos ultraprocessados pode aumentar em até 58% o risco de depressão persistente, ou seja, caracterizada por episódios recorrentes ou contínuos por anos. A pesquisa foi publicada no Journal of Academy of Nutrition and Dietetics.

Para realizar o trabalho, os pesquisadores utilizaram dados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), um levantamento multicêntrico que acompanha a saúde de servidores públicos de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória desde 2008.

Os participantes foram divididos em grupos com base na porcentagem de calorias diárias provenientes de alimentos ultraprocessados. Um grupo consumia entre 0% e 19%, enquanto o outro variava entre 34% e 72%.


Leia mais:

Esclerose múltipla: veja dicas de alimentação para quem convive com a doença

Ultraprocessados matam cerca de 57 mil pessoas por ano Brasil, aponta estudo


Naomi Vidal Ferreira, pós-doutoranda da FMUSP e autora principal da pesquisa, afirmou:

“Aqueles que consumiam mais ultraprocessados no início do estudo apresentaram um risco 30% maior de desenvolver o primeiro episódio de depressão ao longo dos oito anos seguintes à primeira análise.

Se uma pessoa consome mais de 70% de sua energia diária proveniente de produtos ultraprocessados, ela acaba deixando de ingerir alimentos ricos em fibras, antioxidantes e vitaminas, que são fundamentais para o funcionamento do cérebro. Além disso, a presença de aditivos artificiais e gorduras saturadas pode desencadear processos inflamatórios, um fator associado ao desenvolvimento da depressão”.

Por outro lado, uma simulação mostrou que substituir apenas 5% do consumo diário de ultraprocessados por alimentos minimamente processados já pode reduzir o risco de depressão em 6%. Ao diminuir 20% esse consumo, optando por alimentos naturais, é possível reduzir para 22% a probabilidade.

O que são alimentos ultraprocessados?

São aqueles que, como o próprio nome sugere, passam por diversas etapas de processamento e contêm uma série de ingredientes químicos, como aditivos, conservantes, corantes, aromatizantes artificiais, entre outros. Por isso, quando consumidos em excesso, podem trazer riscos à saúde.

Por exemplo, refrigerantes, biscoitos, bolos prontos, salsichas, macarrão instantâneo, cereais matinais, alguns tipos de carnes.

*Com informações de CNN Brasil. 

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

Ex-marido de Maria da Penha é preso após descumprir medida protetiva

O economista Marco Antônio Heredia Viveros, ex-marido da ativista Maria da Penha Maia Fernandes, foi preso preventivamente neste domingo (9), em Natal (RN), por...

MEC Idiomas: saiba como fazer curso gratuito de idiomas pelo celular

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza cursos gratuitos de línguas estrangeiras por meio da plataforma MEC Idiomas. O serviço pode ser acessado pelo celular,...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Barco voador da Amazônia inicia testes até dezembro

Até o fim deste ano, a Amazônia deve ver operar, pela primeira vez, um barco voador brasileiro. A startup AeroRiver, sediada em Manaus, está...

Concursos no Amazonas: veja seleções abertas em 2026

O segundo semestre de 2026 deve ser movimentado para quem pretende ingressar no serviço público no Amazonas. Concursos com inscrições abertas e outros previstos...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Ministro da Defesa diz que Brasil não teria como enfrentar invasão dos EUA

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que o Brasil não possui capacidade militar para enfrentar os Estados Unidos em um cenário hipotético...

Cinco bairros de Manaus terão emissão e recarga do PassaFácil; confira

O Sinetram inicia nesta segunda-feira (3) uma série de atendimentos itinerantes em diferentes pontos de Manaus para emissão de cartões PassaFácil e recarga de...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Ex-marido de Maria da Penha é preso após descumprir medida protetiva

O economista Marco Antônio Heredia Viveros, ex-marido da ativista Maria da Penha Maia Fernandes, foi preso preventivamente neste domingo (9), em Natal (RN), por...

MEC Idiomas: saiba como fazer curso gratuito de idiomas pelo celular

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza cursos gratuitos de línguas estrangeiras por meio da plataforma MEC Idiomas. O serviço pode ser acessado pelo celular,...

Barco voador da Amazônia inicia testes até dezembro

Até o fim deste ano, a Amazônia deve ver operar, pela primeira vez, um barco voador brasileiro. A startup AeroRiver, sediada em Manaus, está...

Concursos no Amazonas: veja seleções abertas em 2026

O segundo semestre de 2026 deve ser movimentado para quem pretende ingressar no serviço público no Amazonas. Concursos com inscrições abertas e outros previstos...

Ministro da Defesa diz que Brasil não teria como enfrentar invasão dos EUA

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que o Brasil não possui capacidade militar para enfrentar os Estados Unidos em um cenário hipotético...

Cinco bairros de Manaus terão emissão e recarga do PassaFácil; confira

O Sinetram inicia nesta segunda-feira (3) uma série de atendimentos itinerantes em diferentes pontos de Manaus para emissão de cartões PassaFácil e recarga de...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]