Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Controlar açúcar na infância previne doenças cardíacas na idade adulta, diz estudo

Restringir o açúcar na infância traz benefícios duradouros para o coração na vida adulta: É o que diz um novo estudo recente publicado no British Medical Journal.

Especialistas de nove países identificaram que adultos que foram expostos a uma dieta com pouco açúcar nos mil primeiros dias desde a concepção, ou seja, durante a gestação e nos dois primeiros anos de vida, têm menor probabilidade de sofrer doenças como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame.

O estudo chegou a usar dados sobre um período durante a Segunda Guerra Mundial em que houve racionamento de açúcar no Reino Unido. Com informações obtidas no biobanco britânico UK Biobank, a equipe examinou informações de 63.433 pessoas nascidas entre outubro de 1951 e março de 1956, sem histórico de doenças cardíacas.

O estudo também incluiu 40.063 pessoas que foram expostas ao racionamento de açúcar (que durou de 1940 a 1953) e outras 23.370 que não foram. Os registros médicos foram revisados em busca de casos de doenças cardíacas, infartos, insuficiência cardíaca, arritmias, derrames e mortes por essas causas.


Leia mais:

Descubra os poderosos alimentos da Amazônia que podem aumentar sua longevidade

Infância saudável: saiba como incluir frutas e vegetais na alimentação das crianças


Os resultados apontam que as pessoas que nunca foram expostas ao racionamento, aquelas que tiveram restrições de açúcar enquanto estavam na barriga da mãe e durante os dois primeiros anos de vida apresentaram: 20% menos risco de doença cardíaca, 25% menos risco de infarto, 26% menos risco de insuficiência cardíaca, 24% menos risco de fibrilação auricular, 31% menos risco de acidente cerebrovascular e 27% menos risco de morte cardiovascular.

Quanto menos açúcar na infância, menores os riscos cardíacos, em parte devido à menor incidência de diabetes e pressão arterial mais baixa.

O estudo afirma:

“Os primeiros mil dias após a concepção são uma janela crítica na qual a nutrição molda o risco cardiometabólico ao longo da vida”.

A restrição precoce de açúcar foi associada a menores riscos de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial, derrame e mortalidade cardiovascular. No entanto, a equipe do estudo lembrou que muitos bebês e crianças consomem açúcares adicionados em excesso por meio da dieta materna, fórmulas infantis e os primeiros alimentos sólidos.

*Com informações de UOL

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Restringir o açúcar na infância traz benefícios duradouros para o coração na vida adulta: É o que diz um novo estudo recente publicado no British Medical Journal.

Especialistas de nove países identificaram que adultos que foram expostos a uma dieta com pouco açúcar nos mil primeiros dias desde a concepção, ou seja, durante a gestação e nos dois primeiros anos de vida, têm menor probabilidade de sofrer doenças como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame.

O estudo chegou a usar dados sobre um período durante a Segunda Guerra Mundial em que houve racionamento de açúcar no Reino Unido. Com informações obtidas no biobanco britânico UK Biobank, a equipe examinou informações de 63.433 pessoas nascidas entre outubro de 1951 e março de 1956, sem histórico de doenças cardíacas.

O estudo também incluiu 40.063 pessoas que foram expostas ao racionamento de açúcar (que durou de 1940 a 1953) e outras 23.370 que não foram. Os registros médicos foram revisados em busca de casos de doenças cardíacas, infartos, insuficiência cardíaca, arritmias, derrames e mortes por essas causas.


Leia mais:

Descubra os poderosos alimentos da Amazônia que podem aumentar sua longevidade

Infância saudável: saiba como incluir frutas e vegetais na alimentação das crianças


Os resultados apontam que as pessoas que nunca foram expostas ao racionamento, aquelas que tiveram restrições de açúcar enquanto estavam na barriga da mãe e durante os dois primeiros anos de vida apresentaram: 20% menos risco de doença cardíaca, 25% menos risco de infarto, 26% menos risco de insuficiência cardíaca, 24% menos risco de fibrilação auricular, 31% menos risco de acidente cerebrovascular e 27% menos risco de morte cardiovascular.

Quanto menos açúcar na infância, menores os riscos cardíacos, em parte devido à menor incidência de diabetes e pressão arterial mais baixa.

O estudo afirma:

“Os primeiros mil dias após a concepção são uma janela crítica na qual a nutrição molda o risco cardiometabólico ao longo da vida”.

A restrição precoce de açúcar foi associada a menores riscos de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial, derrame e mortalidade cardiovascular. No entanto, a equipe do estudo lembrou que muitos bebês e crianças consomem açúcares adicionados em excesso por meio da dieta materna, fórmulas infantis e os primeiros alimentos sólidos.

*Com informações de UOL

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

O que é a miastenia gravis, doença descoberta em Alex Escobar

O diagnóstico de miastenia gravis no apresentador Alex Escobar, da TV Globo, chamou a atenção para uma doença autoimune rara que interfere na comunicação...

O que fazer após descobrir uma traição? Psicóloga responde

O fim de um relacionamento após uma traição costuma provocar uma mistura de sentimentos que vai além da tristeza. Culpa, insegurança, perda da autoestima...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Raio X, ultrassom, tomografia e ressonância: entenda as diferenças entre os exames

Exames de imagem, como raio X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, são utilizados para visualizar estruturas internas do organismo. Os procedimentos auxiliam no...

Baratas em casa: por que elas aparecem mesmo com tudo limpo?

Manter a casa limpa e sem restos de comida nem sempre é suficiente para evitar baratas. Muitas vezes, o que mantém esses insetos circulando...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Entenda como a fibromialgia afeta a qualidade de vida

A fibromialgia é uma síndrome crônica que provoca dores generalizadas pelo corpo, fadiga e outros sintomas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes....

Calor extremo afeta o sono, memória, humor e até o coração, alerta estudo

As ondas de calor cada vez mais intensas têm provocado um problema que vai além do desconforto térmico: a perda de sono. Especialistas alertam...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

O que é a miastenia gravis, doença descoberta em Alex Escobar

O diagnóstico de miastenia gravis no apresentador Alex Escobar, da TV Globo, chamou a atenção para uma doença autoimune rara que interfere na comunicação...

O que fazer após descobrir uma traição? Psicóloga responde

O fim de um relacionamento após uma traição costuma provocar uma mistura de sentimentos que vai além da tristeza. Culpa, insegurança, perda da autoestima...

Raio X, ultrassom, tomografia e ressonância: entenda as diferenças entre os exames

Exames de imagem, como raio X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, são utilizados para visualizar estruturas internas do organismo. Os procedimentos auxiliam no...

Baratas em casa: por que elas aparecem mesmo com tudo limpo?

Manter a casa limpa e sem restos de comida nem sempre é suficiente para evitar baratas. Muitas vezes, o que mantém esses insetos circulando...

Entenda como a fibromialgia afeta a qualidade de vida

A fibromialgia é uma síndrome crônica que provoca dores generalizadas pelo corpo, fadiga e outros sintomas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes....

Calor extremo afeta o sono, memória, humor e até o coração, alerta estudo

As ondas de calor cada vez mais intensas têm provocado um problema que vai além do desconforto térmico: a perda de sono. Especialistas alertam...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]