Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Estudo indica hora certa de tomar café para diminuir risco de morte

Estudo nos EUA aponta que pessoas que consomem café apenas pela manhã apresentaram mais benefícios à saúde, incluindo na longevidade.

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água, e para muita gente, qualquer hora é hora de tomar um cafezinho: ao acordar de manhã, no meio da tarde, ou mesmo à noite.

Porém, um estudo publicado no European Heart Journal neste começo de fevereiro revelou que os efeitos da bebida mudam conforme o horário em que é consumida. De acordo com os pesquisadores da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, há um momento certo de tomar o café para ter seus benefícios.

O estudo analisou os hábitos de consumo de café de 40 mil pessoas. A conclusão é de que quem prefere tomar a bebida apenas pela manhã tem benefícios significativos para a saúde, incluindo uma vida mais longa.


Leia mais:

Preço do café subiu 50% nos últimos 12 meses: Entenda

Dormir bem preserva a saúde mental e melhora a capacidade de aprendizado, dizem especialistas


Os dados dos participantes foram coletados do National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento sobre hábitos alimentares dos Estados Unidos, no qual um subgrupo de 1.463 pessoas registrou detalhadamente a dieta durante uma semana.

Os resultados mostraram que 36% dos participantes bebiam café apenas pela manhã. Outros 16% consumiam a bebida ao longo do dia e 48%, não a tomavam.

Os cientistas então cruzaram dados de consumo com registros de óbitos dos participantes ao longo dos últimos dez anos, e essas foram as conclusões:

  • Os consumidores matinais de café tiveram 16% menos risco de morte por qualquer causa.
  • Os matinais também tiveram 31% menos chances de morrer por doenças cardiovasculares, comparados aos que não bebiam.
  • Os que bebiam café ao longo do dia tiveram apenas 1% menos risco de morte por qualquer causa em comparação aos que não tomavam.

O estudo também destacou que quem tomava maiores quantidades da bebida pela manhã (mais de três xícaras) e os consumidores moderados (duas a três xícaras), foram os mais beneficiados. No entanto, quem consumia a bebida ao longo do dia não apresentou os mesmos resultados positivos.

A pesquisa reforça descobertas anteriores que associam o consumo moderado e matinal de café à redução do risco de diabetes tipo 2, de doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, por exemplo.

O ritmo circadiano e o café

O consumo da bebida no período da manhã coincide com o pico da atividade simpática do corpo, que ocorre ao acordar e nos leva a índices mais altos de excitação para encarar as demandas do dia.

Já o hábito de beber café à tarde ou à noite pode interferir no sono e desregular o ciclo natural do organismo, o chamado ritmo circadiano.

O estudo, no entanto, não estabelece uma relação de causa e efeito, já que se baseia em dados observacionais. Outros fatores que podem afetar essa relação, como hábitos alimentares e tabagismo, também não foram considerados.

*Com informações de Metrópoles

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água, e para muita gente, qualquer hora é hora de tomar um cafezinho: ao acordar de manhã, no meio da tarde, ou mesmo à noite.

Porém, um estudo publicado no European Heart Journal neste começo de fevereiro revelou que os efeitos da bebida mudam conforme o horário em que é consumida. De acordo com os pesquisadores da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, há um momento certo de tomar o café para ter seus benefícios.

O estudo analisou os hábitos de consumo de café de 40 mil pessoas. A conclusão é de que quem prefere tomar a bebida apenas pela manhã tem benefícios significativos para a saúde, incluindo uma vida mais longa.


Leia mais:

Preço do café subiu 50% nos últimos 12 meses: Entenda

Dormir bem preserva a saúde mental e melhora a capacidade de aprendizado, dizem especialistas


Os dados dos participantes foram coletados do National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento sobre hábitos alimentares dos Estados Unidos, no qual um subgrupo de 1.463 pessoas registrou detalhadamente a dieta durante uma semana.

Os resultados mostraram que 36% dos participantes bebiam café apenas pela manhã. Outros 16% consumiam a bebida ao longo do dia e 48%, não a tomavam.

Os cientistas então cruzaram dados de consumo com registros de óbitos dos participantes ao longo dos últimos dez anos, e essas foram as conclusões:

  • Os consumidores matinais de café tiveram 16% menos risco de morte por qualquer causa.
  • Os matinais também tiveram 31% menos chances de morrer por doenças cardiovasculares, comparados aos que não bebiam.
  • Os que bebiam café ao longo do dia tiveram apenas 1% menos risco de morte por qualquer causa em comparação aos que não tomavam.

O estudo também destacou que quem tomava maiores quantidades da bebida pela manhã (mais de três xícaras) e os consumidores moderados (duas a três xícaras), foram os mais beneficiados. No entanto, quem consumia a bebida ao longo do dia não apresentou os mesmos resultados positivos.

A pesquisa reforça descobertas anteriores que associam o consumo moderado e matinal de café à redução do risco de diabetes tipo 2, de doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, por exemplo.

O ritmo circadiano e o café

O consumo da bebida no período da manhã coincide com o pico da atividade simpática do corpo, que ocorre ao acordar e nos leva a índices mais altos de excitação para encarar as demandas do dia.

Já o hábito de beber café à tarde ou à noite pode interferir no sono e desregular o ciclo natural do organismo, o chamado ritmo circadiano.

O estudo, no entanto, não estabelece uma relação de causa e efeito, já que se baseia em dados observacionais. Outros fatores que podem afetar essa relação, como hábitos alimentares e tabagismo, também não foram considerados.

*Com informações de Metrópoles

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

O que é a miastenia gravis, doença descoberta em Alex Escobar

O diagnóstico de miastenia gravis no apresentador Alex Escobar, da TV Globo, chamou a atenção para uma doença autoimune rara que interfere na comunicação...

O que fazer após descobrir uma traição? Psicóloga responde

O fim de um relacionamento após uma traição costuma provocar uma mistura de sentimentos que vai além da tristeza. Culpa, insegurança, perda da autoestima...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Raio X, ultrassom, tomografia e ressonância: entenda as diferenças entre os exames

Exames de imagem, como raio X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, são utilizados para visualizar estruturas internas do organismo. Os procedimentos auxiliam no...

Baratas em casa: por que elas aparecem mesmo com tudo limpo?

Manter a casa limpa e sem restos de comida nem sempre é suficiente para evitar baratas. Muitas vezes, o que mantém esses insetos circulando...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Entenda como a fibromialgia afeta a qualidade de vida

A fibromialgia é uma síndrome crônica que provoca dores generalizadas pelo corpo, fadiga e outros sintomas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes....

Calor extremo afeta o sono, memória, humor e até o coração, alerta estudo

As ondas de calor cada vez mais intensas têm provocado um problema que vai além do desconforto térmico: a perda de sono. Especialistas alertam...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

O que é a miastenia gravis, doença descoberta em Alex Escobar

O diagnóstico de miastenia gravis no apresentador Alex Escobar, da TV Globo, chamou a atenção para uma doença autoimune rara que interfere na comunicação...

O que fazer após descobrir uma traição? Psicóloga responde

O fim de um relacionamento após uma traição costuma provocar uma mistura de sentimentos que vai além da tristeza. Culpa, insegurança, perda da autoestima...

Raio X, ultrassom, tomografia e ressonância: entenda as diferenças entre os exames

Exames de imagem, como raio X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, são utilizados para visualizar estruturas internas do organismo. Os procedimentos auxiliam no...

Baratas em casa: por que elas aparecem mesmo com tudo limpo?

Manter a casa limpa e sem restos de comida nem sempre é suficiente para evitar baratas. Muitas vezes, o que mantém esses insetos circulando...

Entenda como a fibromialgia afeta a qualidade de vida

A fibromialgia é uma síndrome crônica que provoca dores generalizadas pelo corpo, fadiga e outros sintomas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes....

Calor extremo afeta o sono, memória, humor e até o coração, alerta estudo

As ondas de calor cada vez mais intensas têm provocado um problema que vai além do desconforto térmico: a perda de sono. Especialistas alertam...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]