Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Sobras das ceias podem virar risco de saúde: Entenda

Nesta época, sobras das ceias de Natal e Ano Novo podem causar problemas gastrointestinais; veja orientações de especialistas.

Nesta época do ano, as sobras das ceias de Natal e Ano Novo acabam sendo consumidas por muita gente ao longo dos dias seguintes. Porém, especialistas em nutrição alertam que às vezes esse hábito pode causar problemas. Pessoas com os intestinos sensíveis, no entanto, devem evitar a prática. Ela pode levar a sintomas desagradáveis, como gases, diarreia, barriga estufada e dor abdominal.

A nutricionista britânica Josie Porter destaca que muitas comidas da ceia são ricas em carboidratos, como o arroz, o salpicão com batatas, a rabanada e a lentilha. Quando os alimentos são resfriados e reaquecidos, a estrutura química dos carboidratos muda, tornando a digestão deles mais difíceis.

Segundo Josie, eles ficam “estagnados” no intestino, onde fermentam e liberam gases que podem causar dor, além de terem o cheiro desagradável. Ela afirma:

“Se consumirmos amido resistente em grandes quantidades, os sintomas intestinais aparecem porque ele fermenta no intestino grosso”.

Ela alerta que o amido resistente pode ter um impacto ainda mais significativo para pessoas com a síndrome do intestino irritável, iniciando um quadro de crise.


Leia mais:

Hemoam convoca doadores após queda nos estoques de sangue devido às festas de Natal

Especialistas dão dicas para evitar exageros nas comidas das festas de Natal e Réveillon


Além disso, médicos também alertam para a possibilidade de infecção bacteriana. O gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco explica que cada vez que um alimento é reaquecido e volta a esfriar, ele passa por uma “zona de perigo” (temperaturas entre 5°C e 60°C), onde bactérias podem se multiplicar rapidamente e aumentar os riscos de intoxicação alimentar.

Grecco diz:

“O ideal é aquecer apenas a quantidade que será consumida imediatamente, evitando sobras que precisarão ser reaquecidas novamente”.

Ele também aconselha para não deixar alimentos na temperatura ambiente por muito tempo:

“O certo é resfriar rapidamente. Divida os alimentos em porções menores para refrigerá-los mais rápido. Evite deixar comida exposta em temperatura ambiente por mais de 2 horas”.

*Com informações do Metrópoles.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Nesta época do ano, as sobras das ceias de Natal e Ano Novo acabam sendo consumidas por muita gente ao longo dos dias seguintes. Porém, especialistas em nutrição alertam que às vezes esse hábito pode causar problemas. Pessoas com os intestinos sensíveis, no entanto, devem evitar a prática. Ela pode levar a sintomas desagradáveis, como gases, diarreia, barriga estufada e dor abdominal.

A nutricionista britânica Josie Porter destaca que muitas comidas da ceia são ricas em carboidratos, como o arroz, o salpicão com batatas, a rabanada e a lentilha. Quando os alimentos são resfriados e reaquecidos, a estrutura química dos carboidratos muda, tornando a digestão deles mais difíceis.

Segundo Josie, eles ficam “estagnados” no intestino, onde fermentam e liberam gases que podem causar dor, além de terem o cheiro desagradável. Ela afirma:

“Se consumirmos amido resistente em grandes quantidades, os sintomas intestinais aparecem porque ele fermenta no intestino grosso”.

Ela alerta que o amido resistente pode ter um impacto ainda mais significativo para pessoas com a síndrome do intestino irritável, iniciando um quadro de crise.


Leia mais:

Hemoam convoca doadores após queda nos estoques de sangue devido às festas de Natal

Especialistas dão dicas para evitar exageros nas comidas das festas de Natal e Réveillon


Além disso, médicos também alertam para a possibilidade de infecção bacteriana. O gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco explica que cada vez que um alimento é reaquecido e volta a esfriar, ele passa por uma “zona de perigo” (temperaturas entre 5°C e 60°C), onde bactérias podem se multiplicar rapidamente e aumentar os riscos de intoxicação alimentar.

Grecco diz:

“O ideal é aquecer apenas a quantidade que será consumida imediatamente, evitando sobras que precisarão ser reaquecidas novamente”.

Ele também aconselha para não deixar alimentos na temperatura ambiente por muito tempo:

“O certo é resfriar rapidamente. Divida os alimentos em porções menores para refrigerá-los mais rápido. Evite deixar comida exposta em temperatura ambiente por mais de 2 horas”.

*Com informações do Metrópoles.

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

Além das fraturas: médico alerta para consequências de quedas de idosos

As quedas são a principal causa externa de mortes entre idosos no Brasil e representam um dos maiores desafios para a saúde pública. Apesar...

Mês do Orgulho LGBT: Exposição em Manaus celebra a arte e a luta da comunidade por visibilidade

Exposição "Queerzônia" traz obras de artistas de todo o país e será itinerante; mostra serve para celebrar mês do Orgulho LGBT
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Fisioterapia pode ajudar a reduzir crises de dor de cabeça, apontam especialistas

A dor de cabeça é um problema comum e pode ter diferentes causas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da...

Menopausa pode aumentar risco de osteoporose e acelerar perda óssea

A menopausa pode provocar impactos significativos na saúde dos ossos e aumentar o risco de desenvolvimento da osteoporose, doença considerada a principal causa de...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Bartolinite: entenda a condição que fez Pocah passar por cirurgia de urgência

A cantora e influenciadora Pocah passou por uma cirurgia na última sexta-feira (19/6) após ser diagnosticada com bartolinite, uma inflamação que afeta as glândulas...

Infecção urinária pode evoluir para quadro grave e até fatal, alerta nefrologista

O caso da atriz Carolina Dieckmann, internada por quatro dias após ser diagnosticada com uma infecção nos rins em estágio avançado, acendeu um alerta...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Além das fraturas: médico alerta para consequências de quedas de idosos

As quedas são a principal causa externa de mortes entre idosos no Brasil e representam um dos maiores desafios para a saúde pública. Apesar...

Mês do Orgulho LGBT: Exposição em Manaus celebra a arte e a luta da comunidade por visibilidade

Exposição "Queerzônia" traz obras de artistas de todo o país e será itinerante; mostra serve para celebrar mês do Orgulho LGBT

Fisioterapia pode ajudar a reduzir crises de dor de cabeça, apontam especialistas

A dor de cabeça é um problema comum e pode ter diferentes causas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da...

Menopausa pode aumentar risco de osteoporose e acelerar perda óssea

A menopausa pode provocar impactos significativos na saúde dos ossos e aumentar o risco de desenvolvimento da osteoporose, doença considerada a principal causa de...

Bartolinite: entenda a condição que fez Pocah passar por cirurgia de urgência

A cantora e influenciadora Pocah passou por uma cirurgia na última sexta-feira (19/6) após ser diagnosticada com bartolinite, uma inflamação que afeta as glândulas...

Infecção urinária pode evoluir para quadro grave e até fatal, alerta nefrologista

O caso da atriz Carolina Dieckmann, internada por quatro dias após ser diagnosticada com uma infecção nos rins em estágio avançado, acendeu um alerta...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]