Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Homem sofre parada cardíaca relacionada a excesso de bebidas energéticas

Um homem, cuja a identidade não foi revelada, teve uma parada cardíaca depois de consumir excessivamente bebidas energéticas. A mulher do rapaz, Meagan Shreve, revelou que o marido bebia até três latas diariamente.

Conforme Meagan, tudo começou em janeiro deste ano quando o homem acordou de madrugada pedindo ajuda à esposa dizendo que estava sentindo seu coração acelerado e com as mãos e pernas dormentes. Ela ligou para a emergência e o marido foi levado ao hospital.

A mulher afirma que os médicos disseram que a parada cardíaca de seu marido foi causada por “desidratação” e que ele estava tomando “muitas bebidas energéticas”. Ele foi obrigado a ficar seis semanas no hospital enquanto cardiologistas monitoravam o coração. Após o período, recebeu alta e voltou para casa.

A princípio, os médicos não tinham respostas sobre o motivo da parada cardíaca do homem, que estava saudável e após alguns testes bateram o martelo de que poderia ter sido causado pelo excesso de bebidas energéticas que tomava.

Vários estudos existentes relacionaram bebidas energéticas a problemas cardíacos, incluindo batimentos cardíacos irregulares e parada cardíaca.

Pesquisadores da Clínica Mayo, nos EUA, analisaram os dados médicos de 144 pacientes que sobreviveram a uma parada cardíaca após tratamento de emergência. Sete deles, com idades entre 20 e 42 anos, consumiram uma bebida energética algum tempo antes do evento com risco de morte, sendo que seis precisaram de tratamento por choque elétrico e um precisou de ressuscitação manual.

Três dos pacientes eram consumidores regulares de bebidas energéticas e quatro apresentavam algum tipo de doença cardíaca genética.

Os pesquisadores disseram que outros fatores relacionados ao evento, como: privação de sono, desidratação, dieta, jejum, uso de cigarros eletrônicos e antibióticos, podem ter criado uma “tempestade perfeita”, levando à parada cardíaca súbita nesses pacientes.

Uma ampla revisão de estudos, publicada na revista científica Public Health Journal, aponta uma ligação entre o consumo de bebidas energéticas e um risco aumentado para uma série de problemas de saúde, incluindo psicológicos e cardíacos, entre jovens.
Na revisão, foram incluídos dados de 57 trabalhos, publicados entre janeiro de 2016 e julho de 2022, que envolveram mais de 1,2 milhão de crianças e jovens, de idades entre 9 e 21 anos, provenientes de 21 países.

Outros problemas apontados na análise das dezenas de estudos foram uma maior propensão a comportamentos nocivos entre os que consumiam as bebidas, como ao tabagismo, à ingestão de álcool excessiva, ao uso de outras substâncias, à violência, ao sexo e à direção inseguros e ao bullying.

*Com informações do Globo

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Um homem, cuja a identidade não foi revelada, teve uma parada cardíaca depois de consumir excessivamente bebidas energéticas. A mulher do rapaz, Meagan Shreve, revelou que o marido bebia até três latas diariamente.

Conforme Meagan, tudo começou em janeiro deste ano quando o homem acordou de madrugada pedindo ajuda à esposa dizendo que estava sentindo seu coração acelerado e com as mãos e pernas dormentes. Ela ligou para a emergência e o marido foi levado ao hospital.

A mulher afirma que os médicos disseram que a parada cardíaca de seu marido foi causada por “desidratação” e que ele estava tomando “muitas bebidas energéticas”. Ele foi obrigado a ficar seis semanas no hospital enquanto cardiologistas monitoravam o coração. Após o período, recebeu alta e voltou para casa.

A princípio, os médicos não tinham respostas sobre o motivo da parada cardíaca do homem, que estava saudável e após alguns testes bateram o martelo de que poderia ter sido causado pelo excesso de bebidas energéticas que tomava.

Vários estudos existentes relacionaram bebidas energéticas a problemas cardíacos, incluindo batimentos cardíacos irregulares e parada cardíaca.

Pesquisadores da Clínica Mayo, nos EUA, analisaram os dados médicos de 144 pacientes que sobreviveram a uma parada cardíaca após tratamento de emergência. Sete deles, com idades entre 20 e 42 anos, consumiram uma bebida energética algum tempo antes do evento com risco de morte, sendo que seis precisaram de tratamento por choque elétrico e um precisou de ressuscitação manual.

Três dos pacientes eram consumidores regulares de bebidas energéticas e quatro apresentavam algum tipo de doença cardíaca genética.

Os pesquisadores disseram que outros fatores relacionados ao evento, como: privação de sono, desidratação, dieta, jejum, uso de cigarros eletrônicos e antibióticos, podem ter criado uma “tempestade perfeita”, levando à parada cardíaca súbita nesses pacientes.

Uma ampla revisão de estudos, publicada na revista científica Public Health Journal, aponta uma ligação entre o consumo de bebidas energéticas e um risco aumentado para uma série de problemas de saúde, incluindo psicológicos e cardíacos, entre jovens.
Na revisão, foram incluídos dados de 57 trabalhos, publicados entre janeiro de 2016 e julho de 2022, que envolveram mais de 1,2 milhão de crianças e jovens, de idades entre 9 e 21 anos, provenientes de 21 países.

Outros problemas apontados na análise das dezenas de estudos foram uma maior propensão a comportamentos nocivos entre os que consumiam as bebidas, como ao tabagismo, à ingestão de álcool excessiva, ao uso de outras substâncias, à violência, ao sexo e à direção inseguros e ao bullying.

*Com informações do Globo

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Bloqueios do WhatsApp deixam usuários sem acesso a contas

Usuários do WhatsApp em diferentes países, incluindo o Brasil, relatam bloqueios de contas que, segundo eles, ocorreram sem explicação clara. Parte das pessoas afirma...

Parasita da malária fica mais resistente a remédios, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Microbiology identificou alterações genéticas no Plasmodium falciparum, parasita responsável pela forma mais grave da malária, que podem estar...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Câncer de Joe Biden espalhou pelo corpo e provoca fortes dores, revela filho do ex-presidente

O câncer de próstata de Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, avançou para outras regiões do corpo e tem provocado fortes dores. A informação...

Pai de Lionel Messi morre aos 68 anos na Argentina

Jorge Horacio Messi, pai e empresário de Lionel Messi, morreu aos 68 anos na noite de sexta-feira (7), em um hospital de Rosário, na...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

EUA divulgam documentos sobre suposto OVNI que teria caído na Bahia

O governo dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (7/8) documentos relacionados à investigação de um suposto objeto voador não identificado (OVNI) que teria caído...

Casa Branca posta imagem do Homem-Aranha prendendo imigrantes

O perfil oficial da Casa Branca no Instagram publicou nesta sexta-feira (7/8) uma montagem do Homem-Aranha prendendo imigrantes irregulares apontados como criminosos. O herói...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Bloqueios do WhatsApp deixam usuários sem acesso a contas

Usuários do WhatsApp em diferentes países, incluindo o Brasil, relatam bloqueios de contas que, segundo eles, ocorreram sem explicação clara. Parte das pessoas afirma...

Parasita da malária fica mais resistente a remédios, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Microbiology identificou alterações genéticas no Plasmodium falciparum, parasita responsável pela forma mais grave da malária, que podem estar...

Câncer de Joe Biden espalhou pelo corpo e provoca fortes dores, revela filho do ex-presidente

O câncer de próstata de Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, avançou para outras regiões do corpo e tem provocado fortes dores. A informação...

Pai de Lionel Messi morre aos 68 anos na Argentina

Jorge Horacio Messi, pai e empresário de Lionel Messi, morreu aos 68 anos na noite de sexta-feira (7), em um hospital de Rosário, na...

EUA divulgam documentos sobre suposto OVNI que teria caído na Bahia

O governo dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (7/8) documentos relacionados à investigação de um suposto objeto voador não identificado (OVNI) que teria caído...

Casa Branca posta imagem do Homem-Aranha prendendo imigrantes

O perfil oficial da Casa Branca no Instagram publicou nesta sexta-feira (7/8) uma montagem do Homem-Aranha prendendo imigrantes irregulares apontados como criminosos. O herói...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]