Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Após denunciar abandono, Amom Mandel retorna a Borba com recursos e promessas de reconstrução

Deputado que expôs o colapso da saúde no início do ano agora lidera pacote de investimentos que pretende virar a página do abandono em Borba, no Amazonas

Sete meses após denunciar o colapso dos serviços públicos no município de Borba, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) voltou à cidade com um discurso de reconstrução.

Se em janeiro ele divulgou para a população local imagens de ambulâncias desativadas e prédios públicos em ruínas, neste fim de semana, o parlamentar retornou ao município para anunciar um pacote de investimentos que totaliza R$ 1,5 milhão, com foco em saúde, infraestrutura e inclusão.

A visita representa mais que um gesto político: simboliza o segundo ato de uma fiscalização que gerou consequências concretas. Desta vez, ao lado do prefeito Toco Santana e da secretária municipal de Saúde, Cíntia Felipe, Amom anunciou medidas práticas que visam corrigir as deficiências apontadas em sua denúncia inicial.

A principal frente de investimento será na saúde pública. O deputado destinou R$ 1,3 milhão para a realização de cirurgias oftalmológicas e entrega de óculos para a população, tanto na sede quanto nas comunidades rurais de Borba. Os procedimentos devem começar ainda no segundo semestre deste ano, segundo a Secretaria de Saúde.

“Não adianta apenas apontar o problema — é preciso agir. Fiscalizar é parte do nosso papel, mas devolver dignidade é o verdadeiro compromisso”, afirmou o parlamentar durante coletiva.


Saiba mais: 

Maria do Carmo demonstra preocupação e vê ‘perseguição contra a direita’

Brasil marca recorde de feminicídios e Procuradoria da Mulher na Aleam reafirma compromisso de mudar cenário no AM


Recuperando a rede de urgência

Um dos símbolos mais fortes da denúncia de janeiro — uma ambulância UTI abandonada — também foi alvo de ação. Amom confirmou que articula junto ao Governo Federal a compra de uma nova ambulância totalmente equipada, com previsão de liberação de recursos até o início de 2026. O veículo substituirá o que foi encontrado inutilizado meses atrás.

Além disso, o parlamentar destinou R$ 100 mil para a reforma da unidade da Associação Pestalozzi de Borba, que atende pessoas com transtorno do espectro autista.

“Essa foi uma demanda que nasceu da escuta da comunidade e que conseguimos viabilizar em parceria com o município”, explicou.

Infraestrutura e esporte também no radar

Embora a saúde tenha dominado a pauta, Amom também reafirmou compromissos com outras áreas: a iluminação e reforma do estádio municipal e a perfuração de poços artesianos em comunidades que ainda enfrentam escassez de água.

Segundo o prefeito Toco Santana, a presença do deputado representa mais do que verba — representa atenção.

“Não se trata apenas de um recurso. Trata-se de alguém que escutou, voltou e trouxe soluções. Isso faz diferença em um lugar que por muito tempo foi esquecido.”

Mandato itinerante e fiscalizador

Amom Mandel tem adotado uma postura de mandato itinerante, com visitas constantes a municípios do interior do Amazonas. Sua abordagem combina fiscalização com articulação direta por recursos federais — um estilo que tem ganhado visibilidade no Congresso.

Para os moradores de Borba, a nova visita do deputado não apenas renova a esperança, mas sinaliza uma mudança de ciclo: da denúncia ao investimento, da indignação à reconstrução.

Assista o vídeo:

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Sete meses após denunciar o colapso dos serviços públicos no município de Borba, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) voltou à cidade com um discurso de reconstrução.

Se em janeiro ele divulgou para a população local imagens de ambulâncias desativadas e prédios públicos em ruínas, neste fim de semana, o parlamentar retornou ao município para anunciar um pacote de investimentos que totaliza R$ 1,5 milhão, com foco em saúde, infraestrutura e inclusão.

A visita representa mais que um gesto político: simboliza o segundo ato de uma fiscalização que gerou consequências concretas. Desta vez, ao lado do prefeito Toco Santana e da secretária municipal de Saúde, Cíntia Felipe, Amom anunciou medidas práticas que visam corrigir as deficiências apontadas em sua denúncia inicial.

A principal frente de investimento será na saúde pública. O deputado destinou R$ 1,3 milhão para a realização de cirurgias oftalmológicas e entrega de óculos para a população, tanto na sede quanto nas comunidades rurais de Borba. Os procedimentos devem começar ainda no segundo semestre deste ano, segundo a Secretaria de Saúde.

“Não adianta apenas apontar o problema — é preciso agir. Fiscalizar é parte do nosso papel, mas devolver dignidade é o verdadeiro compromisso”, afirmou o parlamentar durante coletiva.


Saiba mais: 

Maria do Carmo demonstra preocupação e vê ‘perseguição contra a direita’

Brasil marca recorde de feminicídios e Procuradoria da Mulher na Aleam reafirma compromisso de mudar cenário no AM


Recuperando a rede de urgência

Um dos símbolos mais fortes da denúncia de janeiro — uma ambulância UTI abandonada — também foi alvo de ação. Amom confirmou que articula junto ao Governo Federal a compra de uma nova ambulância totalmente equipada, com previsão de liberação de recursos até o início de 2026. O veículo substituirá o que foi encontrado inutilizado meses atrás.

Além disso, o parlamentar destinou R$ 100 mil para a reforma da unidade da Associação Pestalozzi de Borba, que atende pessoas com transtorno do espectro autista.

“Essa foi uma demanda que nasceu da escuta da comunidade e que conseguimos viabilizar em parceria com o município”, explicou.

Infraestrutura e esporte também no radar

Embora a saúde tenha dominado a pauta, Amom também reafirmou compromissos com outras áreas: a iluminação e reforma do estádio municipal e a perfuração de poços artesianos em comunidades que ainda enfrentam escassez de água.

Segundo o prefeito Toco Santana, a presença do deputado representa mais do que verba — representa atenção.

“Não se trata apenas de um recurso. Trata-se de alguém que escutou, voltou e trouxe soluções. Isso faz diferença em um lugar que por muito tempo foi esquecido.”

Mandato itinerante e fiscalizador

Amom Mandel tem adotado uma postura de mandato itinerante, com visitas constantes a municípios do interior do Amazonas. Sua abordagem combina fiscalização com articulação direta por recursos federais — um estilo que tem ganhado visibilidade no Congresso.

Para os moradores de Borba, a nova visita do deputado não apenas renova a esperança, mas sinaliza uma mudança de ciclo: da denúncia ao investimento, da indignação à reconstrução.

Assista o vídeo:

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ingrid Formoso
Ingrid Formoso
Jornalista , há mais de 10 anos, já passou pela assessoria de vários orgãos públicos do Estado, foi produtora de tv e rádio e agora é editora chefe do Portal que mais cresce no Amazonas.

Mais lidas

Tadeu de Souza destaca força política do União Progressista na corrida eleitoral de 2026

O ex-vice-governador do Amazonas e pré-candidato Tadeu de Souza afirmou nesta sexta-feira (26) que a federação União Progressista deve ocupar papel central na disputa...

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

Marcellus Campêlo diz que União Progressistas terá protagonismo nas eleições de 2026

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Tadeu de Souza destaca força política do União Progressista na corrida eleitoral de 2026

O ex-vice-governador do Amazonas e pré-candidato Tadeu de Souza afirmou nesta sexta-feira (26) que a federação União Progressista deve ocupar papel central na disputa...

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

Marcellus Campêlo diz que União Progressistas terá protagonismo nas eleições de 2026

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]