Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Amom Mandel pretende levar documentário sobre expedição na BR-319 para COP30

A jornada foi registrada para a produção de um documentário, além de servir como base para denúncias e requerimentos formais

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) pretende expor o documentário que registrou sua expedição na BR-319, única rodovia que liga os estados do Amazonas e de Roraima com Rondônia, e, consequentemente, com o restante do Brasil, na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.

“Nós vamos ali exibi-lo durante a COP30 aqui no Brasil, vamos submetê-lo a alguns editais internacionais e apresentá-lo também na própria Câmara dos Deputados, junto com esse documentário que está sendo feito, que tem por objetivo ali chamar a atenção do resto do Brasil e do mundo para a pauta da BR-319”, declarou o deputado, durante entrevista à Band Entrevista.

A rodovia que liga Manaus a Porto Velho está praticamente intrafegável há mais de 30 anos, segundo o parlamentar, a ideia da expedição será buscar avanços e impactar, significativamente, a vida das comunidades indígenas e ribeirinhas que não, principalmente, têm acesso à água potável.

“É óbvio que eu não tenho como garantir que isso aí vai acontecer. Mas eu tenho como garantir uma coisa para quem está assistindo (a entrevista). Se depender de mim, vai avançar. E eu não vou descansar enquanto não avançar. São as duas promessas que eu faço. Os outros podem até não fazer o trabalho deles, podem até não se dedicar e não fazer a parte deles, mas eu vou fazer a minha como já estou fazendo”, pontuou o deputado federal.

Em sua “expedição documental”, Amom Mandel percorreu aproximadamente 4.000 quilômetros entre Brasília e Manaus. A jornada foi registrada para a produção de um documentário, além de servir como base para denúncias e requerimentos formais.


Saiba mais: 

Marina Silva se manifesta após fala de Plínio Valério sobre enforcá-la: “Incita a violência contra a mulher”

Saullo Vianna: “Vejo como muito difícil meu grupo político ter Wilson Lima como integrante”


Durante coletiva realizada na segunda-feira (10/3) em Manaus, Amom denunciou falta de fiscalização na BR-319, durante expedição pela rodovia. Segundo o deputado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava com bases fechadas e viaturas estacionadas, comprometendo a segurança dos motoristas e facilitando práticas ilegais, como o transporte irregular de cargas e crimes ambientais.

“É inadmissível que, em pleno século XXI, regiões inteiras permaneçam isoladas e que a Amazônia sofra com o abandono estatal e a destruição desenfreada. Precisamos de ações urgentes para garantir infraestrutura digna e segura para todos, além de políticas eficazes de conservação ambiental”, afirmou durante à época.

Para o parlamentar, a falta de estrutura coloca em risco tanto os viajantes quanto as comunidades locais. “Queremos que as pessoas tenham acesso à saúde, à educação e à segurança, mas, na prática, não tem nada disso”, afirmou.

Amom Mandel fala sobre relatório final 

Sobre o relatório final, o deputado federal pretende ainda encaminhar requerimentos com informações do que foi e o que está sendo produzido para os Ministérios dos Transportes e Meio Ambiente, a partir disso, com as respostas das pastas, Amom deve checar informações coletadas na expedição com o posicionamento das autoridades.

“Aí a partir de então, é que a gente vai ter um relatório final dessa expedição. E aí vai depender obviamente do prazo de resposta dos ministérios. Eles podem responder no prazo ou podem não responder”, frisou o parlamentar.

A previsão de envio desses relatórios detalhados, é nos próximos 90 dias. O objetivo é cobrar medidas imediatas para melhorar as condições da rodovia e das comunidades ao redor.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) pretende expor o documentário que registrou sua expedição na BR-319, única rodovia que liga os estados do Amazonas e de Roraima com Rondônia, e, consequentemente, com o restante do Brasil, na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.

“Nós vamos ali exibi-lo durante a COP30 aqui no Brasil, vamos submetê-lo a alguns editais internacionais e apresentá-lo também na própria Câmara dos Deputados, junto com esse documentário que está sendo feito, que tem por objetivo ali chamar a atenção do resto do Brasil e do mundo para a pauta da BR-319”, declarou o deputado, durante entrevista à Band Entrevista.

A rodovia que liga Manaus a Porto Velho está praticamente intrafegável há mais de 30 anos, segundo o parlamentar, a ideia da expedição será buscar avanços e impactar, significativamente, a vida das comunidades indígenas e ribeirinhas que não, principalmente, têm acesso à água potável.

“É óbvio que eu não tenho como garantir que isso aí vai acontecer. Mas eu tenho como garantir uma coisa para quem está assistindo (a entrevista). Se depender de mim, vai avançar. E eu não vou descansar enquanto não avançar. São as duas promessas que eu faço. Os outros podem até não fazer o trabalho deles, podem até não se dedicar e não fazer a parte deles, mas eu vou fazer a minha como já estou fazendo”, pontuou o deputado federal.

Em sua “expedição documental”, Amom Mandel percorreu aproximadamente 4.000 quilômetros entre Brasília e Manaus. A jornada foi registrada para a produção de um documentário, além de servir como base para denúncias e requerimentos formais.


Saiba mais: 

Marina Silva se manifesta após fala de Plínio Valério sobre enforcá-la: “Incita a violência contra a mulher”

Saullo Vianna: “Vejo como muito difícil meu grupo político ter Wilson Lima como integrante”


Durante coletiva realizada na segunda-feira (10/3) em Manaus, Amom denunciou falta de fiscalização na BR-319, durante expedição pela rodovia. Segundo o deputado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava com bases fechadas e viaturas estacionadas, comprometendo a segurança dos motoristas e facilitando práticas ilegais, como o transporte irregular de cargas e crimes ambientais.

“É inadmissível que, em pleno século XXI, regiões inteiras permaneçam isoladas e que a Amazônia sofra com o abandono estatal e a destruição desenfreada. Precisamos de ações urgentes para garantir infraestrutura digna e segura para todos, além de políticas eficazes de conservação ambiental”, afirmou durante à época.

Para o parlamentar, a falta de estrutura coloca em risco tanto os viajantes quanto as comunidades locais. “Queremos que as pessoas tenham acesso à saúde, à educação e à segurança, mas, na prática, não tem nada disso”, afirmou.

Amom Mandel fala sobre relatório final 

Sobre o relatório final, o deputado federal pretende ainda encaminhar requerimentos com informações do que foi e o que está sendo produzido para os Ministérios dos Transportes e Meio Ambiente, a partir disso, com as respostas das pastas, Amom deve checar informações coletadas na expedição com o posicionamento das autoridades.

“Aí a partir de então, é que a gente vai ter um relatório final dessa expedição. E aí vai depender obviamente do prazo de resposta dos ministérios. Eles podem responder no prazo ou podem não responder”, frisou o parlamentar.

A previsão de envio desses relatórios detalhados, é nos próximos 90 dias. O objetivo é cobrar medidas imediatas para melhorar as condições da rodovia e das comunidades ao redor.

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]