Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Amom aciona PGR para investigar visitas da “dama do tráfico amazonense” ao Ministério da Justiça

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) protocolou, na manhã desta segunda-feira (13), uma notícia-crime na Procuradoria Geral da República (PGR) para investigar as visitas de Luciane Barbosa Farias, apontada por uma reportagem da Folha de São Paulo como “dama do tráfico amazonense”, ao Ministério da Justiça.

O pedido de investigação tem como base as denúncias divulgadas, nesta segunda-feira, pelo jornal O Estadão.

[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Oficio_217_2023-CD_GAB760-1.pdf” attachment_id=”159814″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=true print=true]

“É crucial assegurar a responsabilização, a transparência e a preservação da confiança da população nas instituições democráticas do país, mormente no órgão máximo responsável por promover a segurança pública”, declarou em um trecho do documento.

Amom Mandel acredita que as supostas relações suspeitas entre o Comando Vermelho e o Ministério da Justiça podem impactar na segurança pública do país e na credibilidade da pasta.

“A parte mais grave dessas revelações é que não temos como saber o que realmente foi conversado entre a líder do CV amazonense e as quatro autoridades com quem ela encontrou. Além disso, o MJ não tinha como identificar a quem estava permitindo o acesso? Isso é muito sério, porque começamos a desconfiar do trabalho de inteligência no país”, criticou o deputado.

Outros encontros

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), comparece, nesta terça-feira (28), à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados.

Convidado por deputados federais, Dino é acusado de ter se reunido com integrantes de uma facção criminosa no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ele também esclarece acusações sobre ações do governo federal após os ataques do dia 8 de janeiro e as ações do ministério.

Dino acusou opositores de criminalizarem as comunidades mais pobres do país ao ser acusado de se reunir com integrantes do Comando Vermelho, como alguns parlamentares divulgaram logo após o encontro.

De acordo com o ministro, chefes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram avisados da reunião “três ou quatro dias antes”. A reunião aconteceu no dia 13 de março.

“É esdrúxulo imaginar que fui me reunir com o Comando Vermelho e avisei à polícia”, disse aos parlamentares.

Repercussão

Políticos da oposição ao governo Lula usaram as redes sociais na manhã desta segunda-feira (13) para criticar o ministro da Justiça Flávio Dino(PSB).  Uma outra reportagem, do jornal O Globo, mostrou que com a divulgação, o nome da facção criminosa e o termo “Ministério da Justiça” chegaram aos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter), e recebeu o repúdio de nomes como o do ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten. Em postagem, o bolsonarista aproveitou para incluir o pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), nesta história.

Parlamentares também se pronunciaram. Foi o caso do deputado estadual Gil Diniz e do deputado federal Nikolas Ferreria

 

*Com informações da assessoria

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) protocolou, na manhã desta segunda-feira (13), uma notícia-crime na Procuradoria Geral da República (PGR) para investigar as visitas de Luciane Barbosa Farias, apontada por uma reportagem da Folha de São Paulo como “dama do tráfico amazonense”, ao Ministério da Justiça.

O pedido de investigação tem como base as denúncias divulgadas, nesta segunda-feira, pelo jornal O Estadão.

[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Oficio_217_2023-CD_GAB760-1.pdf” attachment_id=”159814″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=true print=true]

“É crucial assegurar a responsabilização, a transparência e a preservação da confiança da população nas instituições democráticas do país, mormente no órgão máximo responsável por promover a segurança pública”, declarou em um trecho do documento.

Amom Mandel acredita que as supostas relações suspeitas entre o Comando Vermelho e o Ministério da Justiça podem impactar na segurança pública do país e na credibilidade da pasta.

“A parte mais grave dessas revelações é que não temos como saber o que realmente foi conversado entre a líder do CV amazonense e as quatro autoridades com quem ela encontrou. Além disso, o MJ não tinha como identificar a quem estava permitindo o acesso? Isso é muito sério, porque começamos a desconfiar do trabalho de inteligência no país”, criticou o deputado.

Outros encontros

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), comparece, nesta terça-feira (28), à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados.

Convidado por deputados federais, Dino é acusado de ter se reunido com integrantes de uma facção criminosa no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ele também esclarece acusações sobre ações do governo federal após os ataques do dia 8 de janeiro e as ações do ministério.

Dino acusou opositores de criminalizarem as comunidades mais pobres do país ao ser acusado de se reunir com integrantes do Comando Vermelho, como alguns parlamentares divulgaram logo após o encontro.

De acordo com o ministro, chefes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram avisados da reunião “três ou quatro dias antes”. A reunião aconteceu no dia 13 de março.

“É esdrúxulo imaginar que fui me reunir com o Comando Vermelho e avisei à polícia”, disse aos parlamentares.

Repercussão

Políticos da oposição ao governo Lula usaram as redes sociais na manhã desta segunda-feira (13) para criticar o ministro da Justiça Flávio Dino(PSB).  Uma outra reportagem, do jornal O Globo, mostrou que com a divulgação, o nome da facção criminosa e o termo “Ministério da Justiça” chegaram aos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter), e recebeu o repúdio de nomes como o do ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten. Em postagem, o bolsonarista aproveitou para incluir o pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), nesta história.

Parlamentares também se pronunciaram. Foi o caso do deputado estadual Gil Diniz e do deputado federal Nikolas Ferreria

 

*Com informações da assessoria

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mais lidas

Tadeu de Souza destaca força política do União Progressista na corrida eleitoral de 2026

O ex-vice-governador do Amazonas e pré-candidato Tadeu de Souza afirmou nesta sexta-feira (26) que a federação União Progressista deve ocupar papel central na disputa...

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

Marcellus Campêlo diz que União Progressistas terá protagonismo nas eleições de 2026

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Tadeu de Souza destaca força política do União Progressista na corrida eleitoral de 2026

O ex-vice-governador do Amazonas e pré-candidato Tadeu de Souza afirmou nesta sexta-feira (26) que a federação União Progressista deve ocupar papel central na disputa...

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

Marcellus Campêlo diz que União Progressistas terá protagonismo nas eleições de 2026

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]