Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

COP30: Governo Lula contrata órgão internacional por quase R$ 500 milhões para organizar evento

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contratou a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), entidade internacional com sede na Espanha, por R$ 478,3 milhões para organizar a COP30 em Belém, prevista para 2025. Por se tratar de uma organização internacional, não houve licitação.

O contrato, assinado em dezembro de 2024, prevê a cooperação da OEI com o governo federal para preparar, organizar e executar a conferência climática. A vigência do acordo se estende até 30 de junho de 2026 e abrange ações administrativas, culturais, educacionais, científicas e técnico-operacionais.

 

 

 COP30: Governo Lula contrata órgão internacional por quase R$ 500 milhões para organizar evento


Saiba mais:


Presença de autoridades e aumento de contratos

O secretário extraordinário para a COP30 da Casa Civil, Valter Correia, e o diretor da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi, participaram da assinatura do contrato. A organização mantém estreitos laços com o governo Lula, como evidenciado em suas redes sociais, onde aparecem registros de encontros com o presidente, a primeira-dama Janja da Silva, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro da Educação, Camilo Santana.

Desde que Rossi assumiu a diretoria da OEI no Brasil em julho de 2024, os contratos entre a organização e o governo federal dispararam. No segundo semestre de 2024, foram firmados cinco acordos que, somados ao contrato da COP30, alcançam quase R$ 600 milhões.

entre os contratos estão:

  • R$ 35 milhões com o MEC em 30 de agosto de 2024;
  • R$ 15 milhões com a Secretaria de Micro e Pequena Empresas no dia 17 de dezembro de 2024;
  • R$ 10 milhões com a Secretaria de Micro e Pequena Empresas no dia 18 de eoutubro de 2024;
  • R$ 8,1 milhões no dia 10 de dezembro de 2024 com a Presidência da República;
  • R$ 15,7 milhões com a Secop no dia 23 de dezembro de 2024.

Segundo o Portal da Transparência, antes de Lula 3 foram fechados os seguintes convênios com a OEI:

  • R$ 10 milhões no dia 22 de dezembro de 2020 com o MEC durante o governo Jair Bolsonaro;
  • R$ 22 milhões no dia 26 de dezembro de 2018 com o Ministério da Cultura no final do governo Michel Temer;
  • R$ 18 milhões no governo Dilma Rousseff, sendo R$ 9 milhões no dia 9 de abril de 2014 e R$ 9 milhões no dia 6 de fevereiro de 2014.

Nos bastidores, fontes apontam que esse aumento pode estar relacionado à atuação de Leonardo Barchini, ex-diretor da OEI e atual secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC).

Posicionamento da OEI e do governo

Em nota enviada à imprensa, a OEI destacou sua atuação na América Latina há 75 anos, afirmando que seu papel na COP30 será de apoio ao governo brasileiro na organização do evento, e não de gestão financeira dos recursos.

“A OEI, portanto, não faz a gestão financeira dos recursos da COP30 no Brasil, mas sim apoia o Estado brasileiro nas ações de planejamento e organização para a realização do evento no país. A cooperação poderá abranger ações administrativas, organizacionais, culturais, educacionais, científicas e técnico-operacionais”, disse o órgão em nota.

A Secretaria Extraordinária para a COP30 afirmou que a contratação da OEI foi feita com base no decreto 11.941, reforçando que a responsabilidade financeira cabe ao país-sede.

“A gestão financeira dos recursos para a realização da COP é responsabilidade do país-sede a cada edição. A OEI, portanto, não fará a gestão financeira dos recursos da COP30. A organização é responsável por parte dos recursos destinados ao planejamento e estruturas e serviços temporários necessários à realização do evento.”

Em nota, o MEC também destacou que o Brasil é membro fundador da OEI e que parcerias com organismos internacionais são comuns dentro dos ritos legais.

“Com a OEI, especificamente, foram firmados acordos nas diversas áreas educacionais desde 2005, todos dentro dos ritos legais de aprovação. Hoje são 7 acordos (PRODOCs) ativos, incluindo as autarquias vinculadas, no valor total de R$ 87 milhões e repasse de R$ 68,8 milhões. O acordo vigente mais antigo é de 2014″, finalizou.

*Com informações de CNN

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contratou a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), entidade internacional com sede na Espanha, por R$ 478,3 milhões para organizar a COP30 em Belém, prevista para 2025. Por se tratar de uma organização internacional, não houve licitação.

O contrato, assinado em dezembro de 2024, prevê a cooperação da OEI com o governo federal para preparar, organizar e executar a conferência climática. A vigência do acordo se estende até 30 de junho de 2026 e abrange ações administrativas, culturais, educacionais, científicas e técnico-operacionais.

 

 

 COP30: Governo Lula contrata órgão internacional por quase R$ 500 milhões para organizar evento


Saiba mais:


Presença de autoridades e aumento de contratos

O secretário extraordinário para a COP30 da Casa Civil, Valter Correia, e o diretor da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi, participaram da assinatura do contrato. A organização mantém estreitos laços com o governo Lula, como evidenciado em suas redes sociais, onde aparecem registros de encontros com o presidente, a primeira-dama Janja da Silva, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro da Educação, Camilo Santana.

Desde que Rossi assumiu a diretoria da OEI no Brasil em julho de 2024, os contratos entre a organização e o governo federal dispararam. No segundo semestre de 2024, foram firmados cinco acordos que, somados ao contrato da COP30, alcançam quase R$ 600 milhões.

entre os contratos estão:

  • R$ 35 milhões com o MEC em 30 de agosto de 2024;
  • R$ 15 milhões com a Secretaria de Micro e Pequena Empresas no dia 17 de dezembro de 2024;
  • R$ 10 milhões com a Secretaria de Micro e Pequena Empresas no dia 18 de eoutubro de 2024;
  • R$ 8,1 milhões no dia 10 de dezembro de 2024 com a Presidência da República;
  • R$ 15,7 milhões com a Secop no dia 23 de dezembro de 2024.

Segundo o Portal da Transparência, antes de Lula 3 foram fechados os seguintes convênios com a OEI:

  • R$ 10 milhões no dia 22 de dezembro de 2020 com o MEC durante o governo Jair Bolsonaro;
  • R$ 22 milhões no dia 26 de dezembro de 2018 com o Ministério da Cultura no final do governo Michel Temer;
  • R$ 18 milhões no governo Dilma Rousseff, sendo R$ 9 milhões no dia 9 de abril de 2014 e R$ 9 milhões no dia 6 de fevereiro de 2014.

Nos bastidores, fontes apontam que esse aumento pode estar relacionado à atuação de Leonardo Barchini, ex-diretor da OEI e atual secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC).

Posicionamento da OEI e do governo

Em nota enviada à imprensa, a OEI destacou sua atuação na América Latina há 75 anos, afirmando que seu papel na COP30 será de apoio ao governo brasileiro na organização do evento, e não de gestão financeira dos recursos.

“A OEI, portanto, não faz a gestão financeira dos recursos da COP30 no Brasil, mas sim apoia o Estado brasileiro nas ações de planejamento e organização para a realização do evento no país. A cooperação poderá abranger ações administrativas, organizacionais, culturais, educacionais, científicas e técnico-operacionais”, disse o órgão em nota.

A Secretaria Extraordinária para a COP30 afirmou que a contratação da OEI foi feita com base no decreto 11.941, reforçando que a responsabilidade financeira cabe ao país-sede.

“A gestão financeira dos recursos para a realização da COP é responsabilidade do país-sede a cada edição. A OEI, portanto, não fará a gestão financeira dos recursos da COP30. A organização é responsável por parte dos recursos destinados ao planejamento e estruturas e serviços temporários necessários à realização do evento.”

Em nota, o MEC também destacou que o Brasil é membro fundador da OEI e que parcerias com organismos internacionais são comuns dentro dos ritos legais.

“Com a OEI, especificamente, foram firmados acordos nas diversas áreas educacionais desde 2005, todos dentro dos ritos legais de aprovação. Hoje são 7 acordos (PRODOCs) ativos, incluindo as autarquias vinculadas, no valor total de R$ 87 milhões e repasse de R$ 68,8 milhões. O acordo vigente mais antigo é de 2014″, finalizou.

*Com informações de CNN

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ingrid Formoso
Ingrid Formoso
Jornalista , há mais de 10 anos, já passou pela assessoria de vários orgãos públicos do Estado, foi produtora de tv e rádio e agora é editora chefe do Portal que mais cresce no Amazonas.

Mais lidas

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]