Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Lula convida Biden para visitar o Brasil e propõe novas parcerias diplomáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para visitar o Brasil, de preferência, ainda no primeiro semestre deste ano. O convite foi feito em uma resposta à carta enviada pelo democrata norte-americano em 17 de janeiro. Na ocasião, Biden chamou o petista de “amigo” e disse que muito pode ser feito pelos dois presidentes.

Na carta, Lula cita os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos para fazer o convite a Biden.

“No contexto das comemorações do bicentenário, gostaria de convidá-lo a visitar o Brasil, preferencialmente neste 1º semestre, para que possamos celebrar a ocasião no mais alto nível e dar continuidade ao aprofundamento da nossa parceria”, escreveu Lula.


Leia mais:

Atual cúpula da Abin sob ameaça: Lula avalia demissões após investigação da PF

Em celebração dos 90 anos da USP, Lula diz que anunciará medidas para educação nesta sexta (26)


O pedido para que Biden visite o Brasil ainda no primeiro semestre tem relação com as eleições dos EUA. Isso porque Biden deve concorrer à reeleição contra Donald Trump. As prévias estão marcadas para agosto.

Ainda citando as relações diplomáticas entre os dois países, o presidente brasileiro diz esperar que os dois países se ajudem durante o tempo em que o Brasil estiver na presidência do G20.

“Esperamos que esse mesmo espírito guie nossa colaboração sobre a agenda do G20 durante a presidência brasileira”, afirmou.

Outro tema abordado na carta de Lula, é uma sugestão para uma “nova parceria” na área de transição energética.

“Iniciativa que poderíamos explorar para marcar nosso bicentenário de relações diplomáticas seria uma ‘nova parceria para a transição energética’, centrada em áreas nas quais ambos os países possuem vantagens comparativas e interesses compartilhados, como os combustíveis sustentáveis para transporte aéreo e marítimo de cargas e o hidrogênio verde de baixa emissão”, disse o presidente.

No documento, Lula também reforçou que é preciso reforçar as relações entre os dois países “com base na sintonia em defesa dos direitos humanos, desenvolvimento sustentável e da promoção das liberdades democráticas”.

A carta carrega o simbolismo de os dois presidentes terem visto, após suas eleições, ataques de oposicionistas às sedes de poderes da República.

No caso de Biden, foi o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. No Brasil, o 8 de janeiro de 2023, com depredação da Praça dos Três Poderes.

“Sei da sua própria experiência com ameaças similares e do seu compromisso com as instituições e regras que salvaguardam a democracia”, escreveu o petista.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para visitar o Brasil, de preferência, ainda no primeiro semestre deste ano. O convite foi feito em uma resposta à carta enviada pelo democrata norte-americano em 17 de janeiro. Na ocasião, Biden chamou o petista de “amigo” e disse que muito pode ser feito pelos dois presidentes.

Na carta, Lula cita os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos para fazer o convite a Biden.

“No contexto das comemorações do bicentenário, gostaria de convidá-lo a visitar o Brasil, preferencialmente neste 1º semestre, para que possamos celebrar a ocasião no mais alto nível e dar continuidade ao aprofundamento da nossa parceria”, escreveu Lula.


Leia mais:

Atual cúpula da Abin sob ameaça: Lula avalia demissões após investigação da PF

Em celebração dos 90 anos da USP, Lula diz que anunciará medidas para educação nesta sexta (26)


O pedido para que Biden visite o Brasil ainda no primeiro semestre tem relação com as eleições dos EUA. Isso porque Biden deve concorrer à reeleição contra Donald Trump. As prévias estão marcadas para agosto.

Ainda citando as relações diplomáticas entre os dois países, o presidente brasileiro diz esperar que os dois países se ajudem durante o tempo em que o Brasil estiver na presidência do G20.

“Esperamos que esse mesmo espírito guie nossa colaboração sobre a agenda do G20 durante a presidência brasileira”, afirmou.

Outro tema abordado na carta de Lula, é uma sugestão para uma “nova parceria” na área de transição energética.

“Iniciativa que poderíamos explorar para marcar nosso bicentenário de relações diplomáticas seria uma ‘nova parceria para a transição energética’, centrada em áreas nas quais ambos os países possuem vantagens comparativas e interesses compartilhados, como os combustíveis sustentáveis para transporte aéreo e marítimo de cargas e o hidrogênio verde de baixa emissão”, disse o presidente.

No documento, Lula também reforçou que é preciso reforçar as relações entre os dois países “com base na sintonia em defesa dos direitos humanos, desenvolvimento sustentável e da promoção das liberdades democráticas”.

A carta carrega o simbolismo de os dois presidentes terem visto, após suas eleições, ataques de oposicionistas às sedes de poderes da República.

No caso de Biden, foi o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. No Brasil, o 8 de janeiro de 2023, com depredação da Praça dos Três Poderes.

“Sei da sua própria experiência com ameaças similares e do seu compromisso com as instituições e regras que salvaguardam a democracia”, escreveu o petista.

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]