Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Moraes multa X e Starlink por “drible” no bloqueio da rede social no Brasil

Moraes diz que intenção do X de descumprir bloqueio judicial no país é persistente; segundo X, mudança no provedor possibilitou acesso.

Nesta quinta (19/9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes multou a rede social X em R$ 5 milhões por dia em razão do “truque” que levou o site a ficar, novamente, disponível para usuários brasileiros. No dia anterior, a rede social que se encontra bloqueada no país desde o final de agosto voltou a ser acessada.

A multa também se aplica à Starlink, empresa de tecnologia que, assim como o X, também pertence ao bilionário Elon Musk. A Starlink teve recursos bloqueados no início do mês para bancar multas aplicadas à rede social. Ou seja: se o X não pagar, a Starlink terá de honrar a multa.

A punição já está valendo a partir desta quinta. O tribunal vai decidir o cálculo de quantos dias de multas, dependendo do tempo de descumprimento das decisões.

A decisão foi publicada como um “edital de intimação”, já que o X não tem representante legal no Brasil.


Leia mais:

Anatel notifica operadoras para novo bloqueio do X após retorno repentino da plataforma no Brasil

Mudança no próprio X fez rede “driblar” bloqueio no Brasil; entenda


Na sua determinação, Moraes intima o X “para que, imediatamente, suspenda a utilização de seus novos acessos pelos servidores CDN Cloudfare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional, sob pena de multa diária de R$ 5 milhões”.

De acordo com nota do próprio X, o retorno da plataforma foi “inadvertido e temporário”, resultado de uma mudança no provedor de rede que gerou um erro no bloqueio implementado anteriormente. O comunicado ainda esclarece que, ao desativar os serviços no Brasil, a infraestrutura que atendia a América Latina ficou inacessível para a equipe da empresa, forçando uma migração para outro provedor de rede. Essa alteração permitiu, de forma não intencional, que usuários brasileiros voltassem a acessar a plataforma.

Na decisão que acompanha a intimação, Moraes diz que a desobediência do X em cumprir determinações judiciais é “dolosa, ilícita e persistente”. Ele escreveu:

“Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X – sob o comando direto de Elon Musk –, novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a Anatel identificou a estratégia utilizada para desobedecer a ordem judicial proferida nos autos, inclusive com a sugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão”.

A Anatel também viu “intenção deliberada” do X para descumprir o bloqueio instituído pela Justiça brasileira.

Com informações de G1.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Nesta quinta (19/9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes multou a rede social X em R$ 5 milhões por dia em razão do “truque” que levou o site a ficar, novamente, disponível para usuários brasileiros. No dia anterior, a rede social que se encontra bloqueada no país desde o final de agosto voltou a ser acessada.

A multa também se aplica à Starlink, empresa de tecnologia que, assim como o X, também pertence ao bilionário Elon Musk. A Starlink teve recursos bloqueados no início do mês para bancar multas aplicadas à rede social. Ou seja: se o X não pagar, a Starlink terá de honrar a multa.

A punição já está valendo a partir desta quinta. O tribunal vai decidir o cálculo de quantos dias de multas, dependendo do tempo de descumprimento das decisões.

A decisão foi publicada como um “edital de intimação”, já que o X não tem representante legal no Brasil.


Leia mais:

Anatel notifica operadoras para novo bloqueio do X após retorno repentino da plataforma no Brasil

Mudança no próprio X fez rede “driblar” bloqueio no Brasil; entenda


Na sua determinação, Moraes intima o X “para que, imediatamente, suspenda a utilização de seus novos acessos pelos servidores CDN Cloudfare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional, sob pena de multa diária de R$ 5 milhões”.

De acordo com nota do próprio X, o retorno da plataforma foi “inadvertido e temporário”, resultado de uma mudança no provedor de rede que gerou um erro no bloqueio implementado anteriormente. O comunicado ainda esclarece que, ao desativar os serviços no Brasil, a infraestrutura que atendia a América Latina ficou inacessível para a equipe da empresa, forçando uma migração para outro provedor de rede. Essa alteração permitiu, de forma não intencional, que usuários brasileiros voltassem a acessar a plataforma.

Na decisão que acompanha a intimação, Moraes diz que a desobediência do X em cumprir determinações judiciais é “dolosa, ilícita e persistente”. Ele escreveu:

“Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X – sob o comando direto de Elon Musk –, novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a Anatel identificou a estratégia utilizada para desobedecer a ordem judicial proferida nos autos, inclusive com a sugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão”.

A Anatel também viu “intenção deliberada” do X para descumprir o bloqueio instituído pela Justiça brasileira.

Com informações de G1.

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

Tadeu de Souza destaca força política do União Progressista na corrida eleitoral de 2026

O ex-vice-governador do Amazonas e pré-candidato Tadeu de Souza afirmou nesta sexta-feira (26) que a federação União Progressista deve ocupar papel central na disputa...

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

Marcellus Campêlo diz que União Progressistas terá protagonismo nas eleições de 2026

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Tadeu de Souza destaca força política do União Progressista na corrida eleitoral de 2026

O ex-vice-governador do Amazonas e pré-candidato Tadeu de Souza afirmou nesta sexta-feira (26) que a federação União Progressista deve ocupar papel central na disputa...

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

Marcellus Campêlo diz que União Progressistas terá protagonismo nas eleições de 2026

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]