Home Política Motoristas só terão pontos na CNH após terceira multa em estacionamento rotativo, decide comissão da Câmara

Motoristas só terão pontos na CNH após terceira multa em estacionamento rotativo, decide comissão da Câmara

0
Motoristas só terão pontos na CNH após terceira multa em estacionamento rotativo, decide comissão da Câmara
(Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3950/23, que propõe mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A proposta trata da forma de aplicação de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casos de infrações ligadas a estacionamentos rotativos, como a Zona Azul.

Pela proposta, os pontos só serão registrados a partir da terceira infração no período de 12 meses. Ou seja, o motorista ainda pagará a multa em dinheiro, mas a penalidade de pontuação no prontuário só valerá para quem repetir a infração.

O texto, de autoria do deputado Luciano Alves (PSD-PR), teve parecer favorável do relator Zé Trovão (PL-SC). Segundo Alves, a intenção é evitar punições desproporcionais a condutores que, por motivos excepcionais — como emergências médicas ou familiares —, acabam descumprindo a regra de forma isolada.


Saiba mais: 

Câmara debate uso da inteligência artificial para impulsionar sustentabilidade e segurança alimentar

TCE manda presidente da Câmara de Itamarati devolver R$ 96,3 mil aos cofres públicos


Em seu parecer, Zé Trovão destacou que a medida traz equilíbrio às sanções de trânsito.

 “A proposta distingue a conduta isolada daquela reiterada, e somente nesta última hipótese aplica a sanção administrativa da pontuação”, afirmou o relator.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso aprovado, seguirá para o Senado antes de se tornar lei.

 

*Com informações de Agência Câmara de Notícias.