Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Em evento do Lide nos EUA, Wilson Lima defende Amazônia

O governador Wilson Lima palestrou, nesta sexta-feira (1º), em encontro do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – em Washington, nos Estados Unidos, e alertou que enquanto o mundo discute tecnologias como metaverso e inteligência artificial, as populações da Amazônia ainda anseiam por inovações de séculos passados, como saneamento básico, energia elétrica e comunicação.

“A agenda ambiental da Amazônia é diferente da agenda do mundo porque enquanto o mundo discute metaverso, inteligência artificial e outras tecnologias, no Amazonas a gente está em busca daquelas inovações dos séculos XVIII e XIX: energia elétrica, internet, saneamento, o básico para que a nossa população possa sobreviver. As pessoas conhecem a floresta só pela copa das árvores e desconsideram ou desconhecem as verdadeiras raízes, que são as pessoas”, destacou o governador Wilson Lima.

O encontro inédito realizado pelo LIDE reúne governadores e prefeitos do Brasil com representantes de três organizações financeiras com sede em Washington: o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o International Finance Corporation (IFC). Também reúne autoridades internacionais e nacionais, parlamentares, gestores públicos e empresários. O objetivo é estreitar o diálogo e atrair investimentos.

A declaração do governador do Amazonas, maior estado do Brasil em extensão territorial, com a maior e mais preservada área da Amazônia, foi feita no painel “Oportunidades de Financiamentos para Infraestrutura e Serviços Públicos nos Estados e nos Municípios Brasileiros”, com a presença de outros governadores de estados e prefeitos de cidades brasileiras.

Segundo Wilson Lima, o evento é importante para que os estados, principalmente da Amazônia, tenham a oportunidade de trocar experiências, apresentar demandas e também entender como esses organismos trabalham, visando ampliar parcerias em projetos prioritários para o desenvolvimento da região, sobretudo na área de infraestrutura voltada às populações que vivem mais distantes dos centros urbanos.

“Essas pessoas precisam do que é básico no interior. O estado do Amazonas tem metade de sua população na linha da pobreza e com pobreza não tem como proteger a floresta. E a gente só combate à pobreza com desenvolvimento, oportunidade para as pessoas, com geração de emprego e renda e com aquilo que é básico, aquilo que é essencial”, alertou Wilson Lima.


Leia também:

Dinamarca pode doar R$ 110 milhões para o Fundo Amazônia

Wilson Lima discursa no Senado e diz que é necessário proteger ZFM


Crédito internacional para o Amazonas

Atualmente o Governo do Amazonas possui um financiamento junto ao BID para o desenvolvimento do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Em Manaus, uma área de 340 mil metros quadrados (m²), ao longo do Igarapé do Quarenta, num trecho entre a avenida Manaus 2000, no Japiim, zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, está sendo urbanizada, com o reassentamento de 2.383 famílias.

Ao todo, com o Prosamin+ em Manaus, serão beneficiadas mais de 60 mil pessoas com obras de saneamento básico, drenagem urbana, habitações, parques e praças e novas vias. Os investimentos somam cerca de US$ 114 milhões, sendo US$ 80 milhões financiados pelo BID e US$ 34 milhões de contrapartida estadual. As obras iniciaram em 2022 e devem seguir até 2025.

O Estado também está desenvolvendo o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, que prevê investimentos de US$ 87,5 milhões (aproximadamente R$ 400 milhões), sendo US$ 70 milhões (R$ 320 milhões) financiados também pelo BID e a contrapartida do Governo do Amazonas de US$ 17,5 milhões (R$ 80 milhões).

O programa vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa, com o objetivo de solucionar os problemas ambientais, urbanísticos e sociais da área, reassentando 832 famílias. A expectativa é iniciar as obras no primeiro semestre de 2024.

Além disso, junto ao Banco Mundial, o Amazonas obteve um empréstimo, em dezembro de 2020, no valor de US$ 200 milhões para ações de sustentabilidade fiscal e transparência. O projeto contempla um conjunto de reformas, incluindo a previdenciária e legislação na área de responsabilidade fiscal; reforma institucional e outras questões voltadas ao meio ambiente. Há uma tratativa em curso para obtenção de um segundo empréstimo do mesmo montante para reforçar as ações nessas mesmas áreas.

Sobre o Lide

O LIDE Brasil Development Forum acontece nos dias 1º e 2 de setembro, na capital norte-americana e integra o ciclo de iniciativas internacionais com o objetivo de estimular o diálogo e atrair investimentos ao país. Com o tema central “Potenciais de Investimentos Multilaterais no Brasil”, estão em pauta assuntos como desenvolvimento sustentável do país, perspectivas econômicas, saneamento, energias renováveis, meio ambiente, saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Entre os expositores estão o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto; o vice-presidente do International Finance Corporation (IFC) para a América Latina, Caribe e Europa, Alfonso Garcia Mora; e o diretor-geral do IFC Brasil, Carlos Leiria Pinto.

Também participam do evento o presidente do Senado e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o senador Davi Alcolumbre; os governadores Gladson Cameli (AC), Ronaldo Caiado (GO), Claudio Castro (RJ) e Marcos Rocha (RO); e co-chairman do LIDE, João Doria.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O governador Wilson Lima palestrou, nesta sexta-feira (1º), em encontro do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – em Washington, nos Estados Unidos, e alertou que enquanto o mundo discute tecnologias como metaverso e inteligência artificial, as populações da Amazônia ainda anseiam por inovações de séculos passados, como saneamento básico, energia elétrica e comunicação.

“A agenda ambiental da Amazônia é diferente da agenda do mundo porque enquanto o mundo discute metaverso, inteligência artificial e outras tecnologias, no Amazonas a gente está em busca daquelas inovações dos séculos XVIII e XIX: energia elétrica, internet, saneamento, o básico para que a nossa população possa sobreviver. As pessoas conhecem a floresta só pela copa das árvores e desconsideram ou desconhecem as verdadeiras raízes, que são as pessoas”, destacou o governador Wilson Lima.

O encontro inédito realizado pelo LIDE reúne governadores e prefeitos do Brasil com representantes de três organizações financeiras com sede em Washington: o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o International Finance Corporation (IFC). Também reúne autoridades internacionais e nacionais, parlamentares, gestores públicos e empresários. O objetivo é estreitar o diálogo e atrair investimentos.

A declaração do governador do Amazonas, maior estado do Brasil em extensão territorial, com a maior e mais preservada área da Amazônia, foi feita no painel “Oportunidades de Financiamentos para Infraestrutura e Serviços Públicos nos Estados e nos Municípios Brasileiros”, com a presença de outros governadores de estados e prefeitos de cidades brasileiras.

Segundo Wilson Lima, o evento é importante para que os estados, principalmente da Amazônia, tenham a oportunidade de trocar experiências, apresentar demandas e também entender como esses organismos trabalham, visando ampliar parcerias em projetos prioritários para o desenvolvimento da região, sobretudo na área de infraestrutura voltada às populações que vivem mais distantes dos centros urbanos.

“Essas pessoas precisam do que é básico no interior. O estado do Amazonas tem metade de sua população na linha da pobreza e com pobreza não tem como proteger a floresta. E a gente só combate à pobreza com desenvolvimento, oportunidade para as pessoas, com geração de emprego e renda e com aquilo que é básico, aquilo que é essencial”, alertou Wilson Lima.


Leia também:

Dinamarca pode doar R$ 110 milhões para o Fundo Amazônia

Wilson Lima discursa no Senado e diz que é necessário proteger ZFM


Crédito internacional para o Amazonas

Atualmente o Governo do Amazonas possui um financiamento junto ao BID para o desenvolvimento do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Em Manaus, uma área de 340 mil metros quadrados (m²), ao longo do Igarapé do Quarenta, num trecho entre a avenida Manaus 2000, no Japiim, zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, está sendo urbanizada, com o reassentamento de 2.383 famílias.

Ao todo, com o Prosamin+ em Manaus, serão beneficiadas mais de 60 mil pessoas com obras de saneamento básico, drenagem urbana, habitações, parques e praças e novas vias. Os investimentos somam cerca de US$ 114 milhões, sendo US$ 80 milhões financiados pelo BID e US$ 34 milhões de contrapartida estadual. As obras iniciaram em 2022 e devem seguir até 2025.

O Estado também está desenvolvendo o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, que prevê investimentos de US$ 87,5 milhões (aproximadamente R$ 400 milhões), sendo US$ 70 milhões (R$ 320 milhões) financiados também pelo BID e a contrapartida do Governo do Amazonas de US$ 17,5 milhões (R$ 80 milhões).

O programa vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa, com o objetivo de solucionar os problemas ambientais, urbanísticos e sociais da área, reassentando 832 famílias. A expectativa é iniciar as obras no primeiro semestre de 2024.

Além disso, junto ao Banco Mundial, o Amazonas obteve um empréstimo, em dezembro de 2020, no valor de US$ 200 milhões para ações de sustentabilidade fiscal e transparência. O projeto contempla um conjunto de reformas, incluindo a previdenciária e legislação na área de responsabilidade fiscal; reforma institucional e outras questões voltadas ao meio ambiente. Há uma tratativa em curso para obtenção de um segundo empréstimo do mesmo montante para reforçar as ações nessas mesmas áreas.

Sobre o Lide

O LIDE Brasil Development Forum acontece nos dias 1º e 2 de setembro, na capital norte-americana e integra o ciclo de iniciativas internacionais com o objetivo de estimular o diálogo e atrair investimentos ao país. Com o tema central “Potenciais de Investimentos Multilaterais no Brasil”, estão em pauta assuntos como desenvolvimento sustentável do país, perspectivas econômicas, saneamento, energias renováveis, meio ambiente, saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Entre os expositores estão o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto; o vice-presidente do International Finance Corporation (IFC) para a América Latina, Caribe e Europa, Alfonso Garcia Mora; e o diretor-geral do IFC Brasil, Carlos Leiria Pinto.

Também participam do evento o presidente do Senado e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o senador Davi Alcolumbre; os governadores Gladson Cameli (AC), Ronaldo Caiado (GO), Claudio Castro (RJ) e Marcos Rocha (RO); e co-chairman do LIDE, João Doria.

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mais lidas

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]