Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Na CMM, petroleiros do Amazonas denunciam demissão; Ream fala em ‘adequação do quadro’

A Câmara Municipal de Manaus acompanhará os desdobramentos da situação e os reflexos sociais e econômicos para o Estado

Em uma tribuna popular realizada nesta quarta-feira (14/5), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os petroleiros do Amazonas denunciaram uma demissão em massa e irregularidades na Refinaria do Amazonas (Ream), comandada pelo Grupo Atem. O evento foi organizado pelo vereador Zé Ricardo (PT).

O tema foi apresentado na tribuna por Marcus Ribeiro, membro da diretoria executiva do sindicato, que alertou para a possibilidade de desativação gradual das atividades. (Foto: Reprodução/ CMM)

À ocasião, o presidente do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Amazonas (Sindipetro-AM), Marcus Vinícius Alves Ribeiro, foi quem usou o púlpito para falar sobre o tema. Em um dos momentos, Marcus fala que a situação na chegaria onde está se a Refinaria do Amazonas ainda estivesse no controle da Petrobras.

“O que está acontecendo hoje são demissões, precarização e abandono da função estratégica da refinaria. Estamos aqui hoje para garantir que a voz dos trabalhadores também seja ouvida nesta casa. E digo com toda a convicção, se a refinaria de Manaus ainda estivesse sob o controle da Petrobras, nada disso estaria acontecendo. A Petrobras é uma empresa pública que, embora tenha seus desafios, atua com responsabilidade social, com diálogo com os trabalhadores e tem um compromisso com o Brasil”, pontuou.

Ainda de acordo com Marcus, as denúncias já foram feitas à órgãos como o Ministério Público do Trabalho, comunicaram a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), informaram ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), até chegar a casa legislativa e pedir apoio dos vereadores.

“O que nós solicitamos aqui, vereador Zé Ricardo, é que se for possível que esta casa publique uma moção de repúdio a essas demissões e ao desmonte da refinaria, que vossas excelências atuem junto à bancada federal e aos órgãos de controle, exigindo a apuração dessa situação e uma responsabilização que dê visibilidade pública a esta luta, porque a população precisa saber o que está sendo feito em relação à nossa refinaria, como falei aqui, a única refinaria do estado do Amazonas e da região norte”, frisou.

Assista:

Conforme o Sindipetro-AM, ao menos 75 trabalhadores operacionais (maioria com décadas de experiência e comprometimento com a segurança da planta), foram desligados. Algo que ainda não foi confirmado pela Ream.


Saiba mais: 

PL de Gilmar propõe plantão de segurança nas UBS em áreas com alto índice de violência em Manaus

Vereadores da causa animal defendem mudanças na ‘PL da focinheira’


 

‘Adequação do quadro’

Procurada pela Rede Onda Digital, a Ream, por meio de nota, declarou que depois da aquisição do ativo, em dezembro de 2022, ampliou temporariamente o quadro de profissionais.

“Uma transição segura na gestão, inclusive com a contratação de diversos consultores para formação das equipes. Com a consolidação das operações e o ganho de produtividade, a adequação do quadro tornou-se indispensável”, disse.

A empresa ainda assegurou o “abastecimento de combustíveis segue o curso normal do processo, sem risco de desabastecimento e de forma eficiente”.

 

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Em uma tribuna popular realizada nesta quarta-feira (14/5), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os petroleiros do Amazonas denunciaram uma demissão em massa e irregularidades na Refinaria do Amazonas (Ream), comandada pelo Grupo Atem. O evento foi organizado pelo vereador Zé Ricardo (PT).

O tema foi apresentado na tribuna por Marcus Ribeiro, membro da diretoria executiva do sindicato, que alertou para a possibilidade de desativação gradual das atividades. (Foto: Reprodução/ CMM)

À ocasião, o presidente do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Amazonas (Sindipetro-AM), Marcus Vinícius Alves Ribeiro, foi quem usou o púlpito para falar sobre o tema. Em um dos momentos, Marcus fala que a situação na chegaria onde está se a Refinaria do Amazonas ainda estivesse no controle da Petrobras.

“O que está acontecendo hoje são demissões, precarização e abandono da função estratégica da refinaria. Estamos aqui hoje para garantir que a voz dos trabalhadores também seja ouvida nesta casa. E digo com toda a convicção, se a refinaria de Manaus ainda estivesse sob o controle da Petrobras, nada disso estaria acontecendo. A Petrobras é uma empresa pública que, embora tenha seus desafios, atua com responsabilidade social, com diálogo com os trabalhadores e tem um compromisso com o Brasil”, pontuou.

Ainda de acordo com Marcus, as denúncias já foram feitas à órgãos como o Ministério Público do Trabalho, comunicaram a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), informaram ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), até chegar a casa legislativa e pedir apoio dos vereadores.

“O que nós solicitamos aqui, vereador Zé Ricardo, é que se for possível que esta casa publique uma moção de repúdio a essas demissões e ao desmonte da refinaria, que vossas excelências atuem junto à bancada federal e aos órgãos de controle, exigindo a apuração dessa situação e uma responsabilização que dê visibilidade pública a esta luta, porque a população precisa saber o que está sendo feito em relação à nossa refinaria, como falei aqui, a única refinaria do estado do Amazonas e da região norte”, frisou.

Assista:

Conforme o Sindipetro-AM, ao menos 75 trabalhadores operacionais (maioria com décadas de experiência e comprometimento com a segurança da planta), foram desligados. Algo que ainda não foi confirmado pela Ream.


Saiba mais: 

PL de Gilmar propõe plantão de segurança nas UBS em áreas com alto índice de violência em Manaus

Vereadores da causa animal defendem mudanças na ‘PL da focinheira’


 

‘Adequação do quadro’

Procurada pela Rede Onda Digital, a Ream, por meio de nota, declarou que depois da aquisição do ativo, em dezembro de 2022, ampliou temporariamente o quadro de profissionais.

“Uma transição segura na gestão, inclusive com a contratação de diversos consultores para formação das equipes. Com a consolidação das operações e o ganho de produtividade, a adequação do quadro tornou-se indispensável”, disse.

A empresa ainda assegurou o “abastecimento de combustíveis segue o curso normal do processo, sem risco de desabastecimento e de forma eficiente”.

 

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]