Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Valor de conta de luz cairá entre 2,5% e 10% a partir de setembro, diz ministro

A conta de luz sofrerá uma redução entre 2,5% e 10% a partir de setembro. O anúncio é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Nesta quarta-feira (07/08), ele informou que esse corte será viabilizado devido à quitação de empréstimos feitos no auge da crise hídrica de 2021 e da pandemia de Covid-19.

Esses financiamentos ocorreram para equilibrar o setor diante de eventos inesperados e estão sendo cobrados nas tarifas de energia. No total, estão sendo pagos agora R$ 11,8 bilhões, obtidos por meio de operação financeira de antecipação de recebíveis da União no contrato com a Eletrobras.

A lei de privatização da Eletrobras previa um aporte anual da empresa na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo do setor elétrico bancado por todos os consumidores do país, por 25 anos.

Esses aportes somariam entre R$ 26 bilhões e R$ 30 bilhões ao longo do tempo. O que o governo está fazendo agora é antecipar a entrada desses recursos por meio de uma operação financeira (securitização).

Com isso, consegue adiantar a entrada dos recursos sem que a Eletrobras tenha que desembolsar nada além do previsto. Na prática, troca-se uma dívida mais cara — a da escassez hídrica e a da Covid-19 — por uma dívida mais barata.

“Esse é um recurso que é dos brasileiros e brasileiras e não podia ficar lá com a conta de energia sendo um ponto tão grave, pesando tanto no bolso do povo brasileiro”, disse.


Leia mais:

Governo quer diminuir conta de luz em 3,5% com recursos da Eletrobras

Bandeira amarela: Luz ficará mais cara a partir do mês de julho.


Silveira afirmou que os estados com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo sentirão a redução de maneira mais significativa.

“Antes as grandes preocupações eram saúde, educação, mobilidade. agora a conta de energia passou a ser um componente, especial para o mais pobre e para a classe média”, disse.

O ministro contou ainda que o governo tenta antecipar mais recursos no contrato com a Eletrobras.

“Se for possível, dentro do contexto do acordo com a Eletrobras, também adiantar os demais recursos para minimizar impacto tarifário é importante para o Brasil. Porque o grande propósito de fazer o crescimento nacional, gerar emprego e renda para combater a desigualdade vai se dar se a gente conseguir impulsionar, dar musculatura a economia nacional. E energia é um ponto fundamental para que isso aconteça”, completou.

*Com informações da CNN Brasil

- Publicidade -[adrotate group="7"]

A conta de luz sofrerá uma redução entre 2,5% e 10% a partir de setembro. O anúncio é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Nesta quarta-feira (07/08), ele informou que esse corte será viabilizado devido à quitação de empréstimos feitos no auge da crise hídrica de 2021 e da pandemia de Covid-19.

Esses financiamentos ocorreram para equilibrar o setor diante de eventos inesperados e estão sendo cobrados nas tarifas de energia. No total, estão sendo pagos agora R$ 11,8 bilhões, obtidos por meio de operação financeira de antecipação de recebíveis da União no contrato com a Eletrobras.

A lei de privatização da Eletrobras previa um aporte anual da empresa na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo do setor elétrico bancado por todos os consumidores do país, por 25 anos.

Esses aportes somariam entre R$ 26 bilhões e R$ 30 bilhões ao longo do tempo. O que o governo está fazendo agora é antecipar a entrada desses recursos por meio de uma operação financeira (securitização).

Com isso, consegue adiantar a entrada dos recursos sem que a Eletrobras tenha que desembolsar nada além do previsto. Na prática, troca-se uma dívida mais cara — a da escassez hídrica e a da Covid-19 — por uma dívida mais barata.

“Esse é um recurso que é dos brasileiros e brasileiras e não podia ficar lá com a conta de energia sendo um ponto tão grave, pesando tanto no bolso do povo brasileiro”, disse.


Leia mais:

Governo quer diminuir conta de luz em 3,5% com recursos da Eletrobras

Bandeira amarela: Luz ficará mais cara a partir do mês de julho.


Silveira afirmou que os estados com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo sentirão a redução de maneira mais significativa.

“Antes as grandes preocupações eram saúde, educação, mobilidade. agora a conta de energia passou a ser um componente, especial para o mais pobre e para a classe média”, disse.

O ministro contou ainda que o governo tenta antecipar mais recursos no contrato com a Eletrobras.

“Se for possível, dentro do contexto do acordo com a Eletrobras, também adiantar os demais recursos para minimizar impacto tarifário é importante para o Brasil. Porque o grande propósito de fazer o crescimento nacional, gerar emprego e renda para combater a desigualdade vai se dar se a gente conseguir impulsionar, dar musculatura a economia nacional. E energia é um ponto fundamental para que isso aconteça”, completou.

*Com informações da CNN Brasil

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]