Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Na CMM, vereadores voltam a exceder tempo de fala e deixam convidados ‘de molho’ em sessão plenária

Parlamentares Everton Assis (União Brasil) e Dione Carvalho (Agir) manifestaram descontentamento com colegas que extrapolaram o tempo

Na sessão plenária desta quarta-feira (19/03), os vereadores Everton Assis (União Brasil) e Dione Carvalho (Agir) manifestaram descontentamento com colegas que extrapolaram o tempo de fala permitido na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O problema, ocorrido na terça-feira (18), impediu que outros parlamentares se pronunciassem e deixou convidados aguardando sem a devida homenagem.

Everton Assis classificou a atitude como inaceitável e propôs uma reunião de líderes para discutir o cumprimento do regimento interno.

“A gente precisa se adequar, sobretudo, ao regimento desta Casa.  Temos que entender que uma questão de ordem não pode passar de oito minutos, não existe isso, e que dentro de uma questão de ordem ter colegas que vão apartear e aí prejudicando os demais colegas que não conseguiram se inscrever e se pronunciar. Tínhamos convidados que passaram a manhã todinha aguardando”, criticou.

Confira a fala de Everton Assis:

O vereador Dione Carvalho também destacou que uma instituição coreana esteve presente para ser homenageada, mas ficou sem fala.

“Gostaria de explanar a minha revolta em comum, porque ontem recebemos aqui uma instituição coreana que tem trabalho no mundo inteiro. Eles vieram aqui porque seriam homenageados e ficaram das oito e meia até o meio-dia e ninguém me deu a palavra […] Respeito o regimento interno, respeito todos os vereadores, mas vamos no atentar ao regimento interno, senhores. Pelo amor de Deus!”, desabafou.

Dione Carvalho - CMM _ MAnaus
Vereaador Dione Carvalho (Foto: Divulgação)

Dione Carvalho reforçou a cobrança pelo cumprimento das normas da CMM.

“Quem é vereador precisa ter a consciência que o regimento vai ser a segunda Bíblia. Ou você crumpe o que está no regimento interno ou você esta rasgando a cartilha da casa e, automaticamente, desrespeitando seus colegas”, completou.

Veja o trecho:


Saiba mais:


Vereador reconhece erro e pede desculpas

Diante das críticas, o vereador Coronel Rosses (PL) reconheceu que ultrapassou o tempo e se desculpou.

“Eu faço minha culpa, em relação ao comentário do vereador Everton. Quero dizer aqui que a falta de conhecimento da Lei não justifica qualquer erro que a gente possa cometer […] Farei de tudo, a partir de agora, para aprender com os colegas aqui presentes, para que isso não se repita”, afirmou Rosses.

Veja o momento:

Presidente da CMM também critica desrespeito ao regimento

Na semana passada, o presidente da CMM, David Reis (Avante), demonstrou insatisfação com a falta de cumprimento do regimento. Em sessão realizada no dia 12 de março, ele criticou vereadores que ultrapassaram o tempo de fala.

O regimento, ele sempre estará acima de todos os colegas, inclusive acima desta mesa, por isso que tem vários procedimentos nesta casa que devem ser submetidos ao plenário. Eu ouvi com atenção o discurso dos dois primeiros oradores […] o vereador Rodrigo Sá se excedeu em três minutos e alguns segundos e o vereador Rosses se excedeu em mais de doze minutos fora os quatro regimentais, Rosses usou a tribuna por dezesseis minutos”, pontuou.

Reis discursou por quatro minutos alertando para o cumprimento das regras. Para evitar ser visto como “indelicado ou autoritário”, sugeriu que os parlamentares pudessem votar para mudar o tempo de fala caso considerassem necessário.

“Eu não serei banco de horas desta casa para nenhum colega vereador, eu vou pedir apenas que nós possamos de forma republicana e urbana respeitar o regimento que já existe antes da décima nona legislatura, se quisermos de forma coletiva discutir a mudança do regimento, faremos de forma urbana e dialogando, como sempre aconteceu nesta casa”, explicou.

O presidente ainda destacou que sempre defendeu o uso da tribuna, mas ressaltou que é preciso respeitar os limites.

“Eu não estou no quarto mandato para ter que cercear a palavra de quem quer que seja o vereador nesta casa. Pelo contrário, eu sou um defensor do uso da tribuna, porque eu costumo dizer que, infelizmente, o mandato do vereador é muito limitado. E entre essas limitações, o falar, o dialogar e o de se indignar na tribuna não deve ser esse cerceado”, acrescentou.

 

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Na sessão plenária desta quarta-feira (19/03), os vereadores Everton Assis (União Brasil) e Dione Carvalho (Agir) manifestaram descontentamento com colegas que extrapolaram o tempo de fala permitido na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O problema, ocorrido na terça-feira (18), impediu que outros parlamentares se pronunciassem e deixou convidados aguardando sem a devida homenagem.

Everton Assis classificou a atitude como inaceitável e propôs uma reunião de líderes para discutir o cumprimento do regimento interno.

“A gente precisa se adequar, sobretudo, ao regimento desta Casa.  Temos que entender que uma questão de ordem não pode passar de oito minutos, não existe isso, e que dentro de uma questão de ordem ter colegas que vão apartear e aí prejudicando os demais colegas que não conseguiram se inscrever e se pronunciar. Tínhamos convidados que passaram a manhã todinha aguardando”, criticou.

Confira a fala de Everton Assis:

O vereador Dione Carvalho também destacou que uma instituição coreana esteve presente para ser homenageada, mas ficou sem fala.

“Gostaria de explanar a minha revolta em comum, porque ontem recebemos aqui uma instituição coreana que tem trabalho no mundo inteiro. Eles vieram aqui porque seriam homenageados e ficaram das oito e meia até o meio-dia e ninguém me deu a palavra […] Respeito o regimento interno, respeito todos os vereadores, mas vamos no atentar ao regimento interno, senhores. Pelo amor de Deus!”, desabafou.

Dione Carvalho - CMM _ MAnaus
Vereaador Dione Carvalho (Foto: Divulgação)

Dione Carvalho reforçou a cobrança pelo cumprimento das normas da CMM.

“Quem é vereador precisa ter a consciência que o regimento vai ser a segunda Bíblia. Ou você crumpe o que está no regimento interno ou você esta rasgando a cartilha da casa e, automaticamente, desrespeitando seus colegas”, completou.

Veja o trecho:


Saiba mais:


Vereador reconhece erro e pede desculpas

Diante das críticas, o vereador Coronel Rosses (PL) reconheceu que ultrapassou o tempo e se desculpou.

“Eu faço minha culpa, em relação ao comentário do vereador Everton. Quero dizer aqui que a falta de conhecimento da Lei não justifica qualquer erro que a gente possa cometer […] Farei de tudo, a partir de agora, para aprender com os colegas aqui presentes, para que isso não se repita”, afirmou Rosses.

Veja o momento:

Presidente da CMM também critica desrespeito ao regimento

Na semana passada, o presidente da CMM, David Reis (Avante), demonstrou insatisfação com a falta de cumprimento do regimento. Em sessão realizada no dia 12 de março, ele criticou vereadores que ultrapassaram o tempo de fala.

O regimento, ele sempre estará acima de todos os colegas, inclusive acima desta mesa, por isso que tem vários procedimentos nesta casa que devem ser submetidos ao plenário. Eu ouvi com atenção o discurso dos dois primeiros oradores […] o vereador Rodrigo Sá se excedeu em três minutos e alguns segundos e o vereador Rosses se excedeu em mais de doze minutos fora os quatro regimentais, Rosses usou a tribuna por dezesseis minutos”, pontuou.

Reis discursou por quatro minutos alertando para o cumprimento das regras. Para evitar ser visto como “indelicado ou autoritário”, sugeriu que os parlamentares pudessem votar para mudar o tempo de fala caso considerassem necessário.

“Eu não serei banco de horas desta casa para nenhum colega vereador, eu vou pedir apenas que nós possamos de forma republicana e urbana respeitar o regimento que já existe antes da décima nona legislatura, se quisermos de forma coletiva discutir a mudança do regimento, faremos de forma urbana e dialogando, como sempre aconteceu nesta casa”, explicou.

O presidente ainda destacou que sempre defendeu o uso da tribuna, mas ressaltou que é preciso respeitar os limites.

“Eu não estou no quarto mandato para ter que cercear a palavra de quem quer que seja o vereador nesta casa. Pelo contrário, eu sou um defensor do uso da tribuna, porque eu costumo dizer que, infelizmente, o mandato do vereador é muito limitado. E entre essas limitações, o falar, o dialogar e o de se indignar na tribuna não deve ser esse cerceado”, acrescentou.

 

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ingrid Formoso
Ingrid Formoso
Jornalista , há mais de 10 anos, já passou pela assessoria de vários orgãos públicos do Estado, foi produtora de tv e rádio e agora é editora chefe do Portal que mais cresce no Amazonas.

Mais lidas

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]