Os governos dos Estados Unidos e do Irã anunciaram nesta quarta-feira (17/6) a assinatura de um acordo de paz que encerra o conflito entre os dois países no Oriente Médio. Segundo as autoridades, o documento entrou em vigor imediatamente após ser formalizado pelos presidentes Donald Trump e Masoud Pezeshkian.
De acordo com informações divulgadas por Washington e Teerã, o memorando estabelece o compromisso do Irã de não produzir nem adquirir armas nucleares e prevê negociações para um acordo definitivo em até 60 dias, prazo que poderá ser prorrogado mediante consenso entre as partes.
O texto também determina a suspensão de sanções norte-americanas contra o Irã, a liberação de ativos iranianos bloqueados no exterior e a retomada das exportações de petróleo e produtos petroquímicos do país. Em contrapartida, Teerã se compromete a reabrir o Estreito de Ormuz em até 30 dias e garantir a livre circulação de embarcações comerciais.
Segundo o acordo, os Estados Unidos retirarão forças militares posicionadas na região próxima ao Irã e não imporão novas sanções durante o período de negociações. O destino do estoque iraniano de urânio enriquecido será discutido em mecanismo conjunto, sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O memorando possui 14 pontos e prevê ainda a criação de um mecanismo de monitoramento para acompanhar a implementação das medidas, além da intenção de que um acordo final seja ratificado pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
*Com informações do G1
