O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira (2) que pediu diretamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que empresas brasileiras não fossem atingidas pela proposta de tarifa de 25% sobre produtos exportados pelo Brasil.

Segundo Flávio, o pedido foi feito durante encontros realizados na semana passada em Washington com Trump, o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio.
A declaração foi dada após o Escritório de Comércio dos Estados Unidos propor a aplicação da tarifa como resultado de uma investigação que apontou práticas do governo brasileiro consideradas prejudiciais ao comércio norte-americano. Entre os pontos citados estão questões relacionadas ao Pix, ao combate ao desmatamento ilegal e à aplicação de leis anticorrupção.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, Flávio afirmou que a medida ainda é uma proposta e que o governo brasileiro tem tempo para negociar antes da possível entrada em vigor, prevista para julho.
O senador também relacionou a iniciativa norte-americana a divergências políticas entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a eventual retaliação teria como alvo o governo brasileiro, e não diretamente as empresas do país.
A proposta ainda depende de trâmites e negociações antes de uma decisão final por parte das autoridades norte-americanas.