O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), afirmou nesta terça-feira (2) que já pagou mais de R$ 100 milhões a médicos desde o início de sua gestão. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no lançamento da operação Mulher Segura, após ser questionado sobre os débitos com profissionais da saúde.
Cidade explicou que a pasta da Saúde é a mais sensível do governo e que a transição do secretariado está sendo feita com responsabilidade. O novo secretário, Luiz Saraiva, já visitou todas as unidades de saúde e tem reuniões marcadas com cooperativas médicas para entender a situação.
“Eu jamais gostaria de estar nessa condição de receber débitos com médicos. Mas a gente precisa ter muita cautela para entender de que forma vai conduzir isso. Eu quero pagar todo mundo, mas a gente tem que ver também a realidade financeira do estado que eu recebi”, afirmou.
O governador disse ainda que o problema dos atrasos não é de uma ou duas gestões, mas se arrasta há mais de 20 anos. “Não é só falta de organização da administração pública, às vezes eles demoram na entrada por uma questão de certidão”, explicou.
Cidade também mencionou que o vice-governador Serafim Corrêa (PSB) e o deputado Delegado Péricles (PL) se reuniram com cooperados. Ele garantiu que o governo está trabalhando para minimizar os problemas e que novos pagamentos serão feitos dentro dos trâmites legais.