Ao fazer um balanço de sua passagem pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato afirmou que um dos principais legados da gestão foi a valorização dos artistas e fazedores de cultura. Segundo ele, houve aumento de cachês, ampliação de fomentos e a criação de cronogramas de pagamento para garantir mais previsibilidade aos trabalhadores do setor.
Jender também destacou avanços no Carnaval de Manaus, nos festivais folclóricos e nos eventos realizados pela prefeitura. De acordo com ele, pela primeira vez escolas de samba receberam recursos antecipadamente e grupos culturais passaram a contar com pagamentos realizados com antecedência. O ex-secretário ainda citou a descentralização dos grandes eventos para diferentes zonas da cidade e a participação de mais de 30 mil artistas nas programações promovidas durante sua gestão.