O fortalecimento da saúde no interior do Amazonas é uma das pautas defendidas por Jender Lobato (Agir). Durante entrevista à Onda Digital nesta terça-feira (2), o pré-candidato afirmou que a concentração de serviços especializados em Manaus sobrecarrega a capital e dificulta o acesso da população do interior a consultas, exames e tratamentos médicos.
Como alternativa, ele propôs a ampliação de hospitais polo distribuídos pelas calhas dos rios do estado. De acordo com o ex-secretário da Manauscult, essas unidades permitiriam concentrar médicos especialistas e serviços de maior complexidade em regiões estratégicas, reduzindo o deslocamento de pacientes até Manaus. Para ele, a medida também ajudaria a diminuir os custos enfrentados pelas prefeituras e garantiria atendimento mais próximo das famílias dos pacientes.