Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Pé-de-Meia”: Governo cria poupança para alunos do Ensino Médio, que pode chegar a R$ 9 mil

Programa "Pé-de-Meia" visa combater evasão escolar e beneficiará cadastrados no CadÚnico, a princípio, com mensalidades de R$ 200.

O Governo Federal realizou nesta sexta, 26/1, o evento “Brasil unido pela Educação”. Nessa solenidade em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, deu mais detalhes sobre o funcionamento da nova política educacional, o “Pé-de-Meia”, um programa de poupança para alunos do ensino médio.

Poderão participar do ‘Pé-de-meia’ jovens de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A princípio, serão priorizados jovens contemplados pelo Bolsa Família — o que contemplará em torno de 2,5 milhões de estudantes. Já no caso da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem participar do programa os estudantes entre 19 e 24 anos de idade.

O governo definiu em R$ 200 o valor da mensalidade paga a alunos de baixa renda do ensino médio que vão ser beneficiados pelo programa, que visa combater a evasão escolar. Serão feitos dez pagamentos por ano. O número corresponde ao ano letivo nas escolas brasileiras. O primeiro pagamento ocorre no momento da matrícula.


Leia mais:

Projeto quer incluir educação financeira nas escolas para combater o endividamento

Ministério da Educação diz ainda não ter data para lançamento do novo Fies


Se o aluno manter uma frequência escolar comprovada de 80% no mês ou na média do período letivo transcorrido, será beneficiado com R$ 1.800, pagos em 9 parcelas de R$ 200, por ano do Ensino Médio.

Também haverá um depósito de R$ 1.000 ao final de cada ano. Este montante, que vai totalizar R$ 3.000, só pode ser sacado no depois da conclusão do ensino médio. E um bônus de R$ 200 será recebido por quem fizer o Enem.

No total, o Pé-de-Meia pretende  pagar até R$ 9.200 para cada estudante que concluir a educação básica. O programa pretende pagar R$ 20 bilhões aos estudantes até 2026. A estimativa é que 2,5 milhões de estudantes em todo o país possam se beneficiar da iniciativa.

Na cerimônia, Lula declarou:

“A gente quer evitar que esse dinheiro que estamos colocando em educação seja no futuro colocado em prisões, seja colocado para recuperar um jovem que não teve oportunidade e caiu no crime organizado”.

Em dezembro, foi autorizado um repasse de R$ 6,1 bilhões para o fundo que custeará o programa. Para dar suporte a essa nova política educacional, o orçamento do MEC para 2024 está previsto em R$ 208 bilhões.

O ‘Pé-de-meia’ foi sancionado no último dia 16, após ter entrado em vigor como medida provisória em novembro. Santana ainda não confirmou a data de início dos pagamentos, mas afirmou que o governo está mantendo articulações com a Caixa Econômica Federal e com os estados que estão aderindo o programa.

*Com informações de UOL e Terra

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O Governo Federal realizou nesta sexta, 26/1, o evento “Brasil unido pela Educação”. Nessa solenidade em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, deu mais detalhes sobre o funcionamento da nova política educacional, o “Pé-de-Meia”, um programa de poupança para alunos do ensino médio.

Poderão participar do ‘Pé-de-meia’ jovens de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A princípio, serão priorizados jovens contemplados pelo Bolsa Família — o que contemplará em torno de 2,5 milhões de estudantes. Já no caso da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem participar do programa os estudantes entre 19 e 24 anos de idade.

O governo definiu em R$ 200 o valor da mensalidade paga a alunos de baixa renda do ensino médio que vão ser beneficiados pelo programa, que visa combater a evasão escolar. Serão feitos dez pagamentos por ano. O número corresponde ao ano letivo nas escolas brasileiras. O primeiro pagamento ocorre no momento da matrícula.


Leia mais:

Projeto quer incluir educação financeira nas escolas para combater o endividamento

Ministério da Educação diz ainda não ter data para lançamento do novo Fies


Se o aluno manter uma frequência escolar comprovada de 80% no mês ou na média do período letivo transcorrido, será beneficiado com R$ 1.800, pagos em 9 parcelas de R$ 200, por ano do Ensino Médio.

Também haverá um depósito de R$ 1.000 ao final de cada ano. Este montante, que vai totalizar R$ 3.000, só pode ser sacado no depois da conclusão do ensino médio. E um bônus de R$ 200 será recebido por quem fizer o Enem.

No total, o Pé-de-Meia pretende  pagar até R$ 9.200 para cada estudante que concluir a educação básica. O programa pretende pagar R$ 20 bilhões aos estudantes até 2026. A estimativa é que 2,5 milhões de estudantes em todo o país possam se beneficiar da iniciativa.

Na cerimônia, Lula declarou:

“A gente quer evitar que esse dinheiro que estamos colocando em educação seja no futuro colocado em prisões, seja colocado para recuperar um jovem que não teve oportunidade e caiu no crime organizado”.

Em dezembro, foi autorizado um repasse de R$ 6,1 bilhões para o fundo que custeará o programa. Para dar suporte a essa nova política educacional, o orçamento do MEC para 2024 está previsto em R$ 208 bilhões.

O ‘Pé-de-meia’ foi sancionado no último dia 16, após ter entrado em vigor como medida provisória em novembro. Santana ainda não confirmou a data de início dos pagamentos, mas afirmou que o governo está mantendo articulações com a Caixa Econômica Federal e com os estados que estão aderindo o programa.

*Com informações de UOL e Terra

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

Defesa de Bolsonaro pede que Moraes prorrogue prisão domiciliar

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou neste sábado (27) sobre a apreensão de uma pistola de sua propriedade durante uma blitz no...

Presidente da Câmara de Parintins abandona Maria do Carmo e declara apoio a Cidade

O presidente da Câmara Municipal de Parintins (CMP), vereador Cabo Linhares, é a primeira baixa confirmada e explícita do PL em relação a pré-candidatura...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

LDO de 2027 redefine prioridades da gestão Renato Junior

A primeira Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da gestão do prefeito Renato Junior (Avante), aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) na quarta-feira (24),...

Primeira-dama avança em protagonismo político com foco em inclusão social

A primeira-dama do Amazonas, Thaisa Cidade, afirmou que buscou assumir uma atuação mais ativa desde que Roberto Cidade chegou ao comando do Governo do...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Péricles diz manter boa relação com Roberto Cidade e evita falar em crise no PL

Ao comentar a foto em que aparece ao lado de Roberto Cidade, apontado nos bastidores como pré-candidato ao Governo do Amazonas, o deputado estadual...

Festival de Parintins reúne pré-candidatos e lideranças políticas do Amazonas

Além da disputa entre Caprichoso e Garantido, o 59º Festival Folclórico de Parintins reuniu pré-candidatos ao Governo do Amazonas e ao Senado, além de...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Defesa de Bolsonaro pede que Moraes prorrogue prisão domiciliar

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou neste sábado (27) sobre a apreensão de uma pistola de sua propriedade durante uma blitz no...

Presidente da Câmara de Parintins abandona Maria do Carmo e declara apoio a Cidade

O presidente da Câmara Municipal de Parintins (CMP), vereador Cabo Linhares, é a primeira baixa confirmada e explícita do PL em relação a pré-candidatura...

LDO de 2027 redefine prioridades da gestão Renato Junior

A primeira Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da gestão do prefeito Renato Junior (Avante), aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) na quarta-feira (24),...

Primeira-dama avança em protagonismo político com foco em inclusão social

A primeira-dama do Amazonas, Thaisa Cidade, afirmou que buscou assumir uma atuação mais ativa desde que Roberto Cidade chegou ao comando do Governo do...

Péricles diz manter boa relação com Roberto Cidade e evita falar em crise no PL

Ao comentar a foto em que aparece ao lado de Roberto Cidade, apontado nos bastidores como pré-candidato ao Governo do Amazonas, o deputado estadual...

Festival de Parintins reúne pré-candidatos e lideranças políticas do Amazonas

Além da disputa entre Caprichoso e Garantido, o 59º Festival Folclórico de Parintins reuniu pré-candidatos ao Governo do Amazonas e ao Senado, além de...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]