O Governo do Amazonas colocou a estrutura do Estado à disposição da Venezuela para prestar ajuda humanitária após os terremotos que atingiram o país e deixaram mais de 1,4 mil mortos. A informação foi confirmada pelo governador Roberto Cidade (União Brasil), neste sábado (27), durante agenda em Parintins, onde acompanha o 59º Festival Folclórico.
Segundo o governador, o Estado já iniciou contato formal com o governo venezuelano para identificar quais são as demandas mais urgentes antes do envio de qualquer assistência.
“Nós já nos colocamos à disposição, já mandamos o e-mail, já estamos em contato com a Venezuela e queremos mandar uma coisa que seja possível e que a gente possa ajudar de fato, sem efeito político, sem querer aproveitar um momento desse”, afirmou.
Cidade explicou que o Amazonas mantém diálogo constante com as autoridades venezuelanas e que aguarda um retorno oficial para definir quais materiais ou insumos poderão ser enviados.
“Estamos em contato todos os dias para que a gente possa enviar o que eles estão precisando. Lógico que, quando acontece uma situação como essa, a gente sempre está precisando de tudo”, disse.
O governador também destacou a relação histórica entre o Amazonas e a população venezuelana, lembrando que o estado é uma das principais portas de entrada de imigrantes vindos do país vizinho e que muitos deles vivem atualmente em Manaus.
“Todo mundo que vem da Venezuela nós sempre abraçamos. Vocês sabem a quantidade de imigrantes que vivem na cidade de Manaus, não só de hoje, mas há muito tempo. Todo mundo é muito bem acolhido”, afirmou.
O governador informou ainda que pretende reforçar as tratativas nos próximos dias para acelerar o envio da ajuda. “Estou aguardando algumas respostas. Amanhã já vou cobrar novamente e, se for preciso, a gente vai tomar outras medidas também”, concluiu.
