O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista ao canal Rede Comunica Brasil no YouTube nesta quarta-feira (17), que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, não teria coragem de enfrentar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A declaração foi dada após ele questionar por que Trump não foi incluído no processo em que Eduardo foi condenado por coação no curso do processo. O ex-parlamentar foi condenado por unanimidade pela Primeira Turma do STF nesta terça-feira (16) por atuar para interferir no julgamento em que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi condenado por tentativa de golpe de Estado.
Segundo a acusação, Eduardo teria atuado junto a autoridades e parlamentares americanos para pressionar o governo dos EUA a adotar medidas contra ministros do STF e contra o próprio Brasil. Durante a entrevista, ele afirmou que a sanção contra Moraes foi decretada por Trump e que o ministro não teria coragem de processá-lo.
Eduardo também revelou que há uma movimentação dentro de órgãos norte-americanos para o retorno da Lei Magnitsky contra o ministro do STF. Ele ainda sugeriu que Moraes pode buscar que outros ministros também sejam sancionados para unir a Corte em sua defesa.
