O governador Roberto Cidade cobrou mais apoio do governo federal durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos, realizada nesta terça-feira (17), para discutir as ações de preparação para a estiagem prevista no segundo semestre. Segundo ele, na seca do ano passado o Amazonas recebeu apenas R$ 10 milhões em auxílio da União, valor que acabou sendo devolvido pelo Estado. Cidade também afirmou que somente 15 servidores federais foram enviados para atuar no enfrentamento da crise.
Durante a coletiva, o governador informou que pretende buscar novas reuniões em Brasília para reforçar os pedidos de apoio diante da previsão de uma nova estiagem severa. Além disso, anunciou a antecipação de 50% do 13º salário dos servidores estaduais, com pagamento nos dias 23 e 24 de julho. A medida deve injetar cerca de R$ 1,4 bilhão na economia amazonense.
reels Kalleb