Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Diante de críticas, Cartão PassaFácil para Idoso é retirado de pauta por vereadores de Manaus

Medida previa a criação de cartão de transporte público para idosos de 60 a 65 anos. Atualmente, basta apresentar o RG ao embarcar

Depois de inúmeras criticas feitas por parlamentares de oposição, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) optaram por retirar de pauta o Projeto de Lei (PL) 242/2025, de autoria do Executivo Municipal, capeado pela Mensagem n. 29/2025, que propõe a emissão de uma carteira para os idosos semelhante aos cartões passafácil existentes para assegurar a gratuidade do serviço, na quarta-feira (11/6).

O líder da base do prefeito na casa legislativa, Eduardo Alfaia (Avante), anunciou a retirada da proposta de pauta, mesmo defendendo que o texto estaria propondo transparência, controle e eficiência no uso do benefício.

“O projeto de lei não está retirando direito à gratuidade de nenhum idoso, é importante fazer essa afirmação (…). O que nós estamos aqui criando é apenas com que os idosos de 60 a 65 anos façam esse cadastro para que a Prefeitura tenha um controle, uma efetividade melhor, possa acompanhar isso de forma mais transparente e, inclusive, evitar fraudes e para que o sistema tenha todas essas informações”, explicou.

Alfaia chegou a afirmar que, na próxima segunda-feira (16/6), entidades e representantes dos idosos vão até a CMM para debater sobre o projeto de lei, que facilitará ainda mais no reajuste do texto.

“Depois de uma conversa com lideranças, com a base do Prefeito aqui (CMM), com diversos vereadores, o fórum estadual do idoso estará conosco aqui na segunda-feira, vários representantes dos idosos querem conversar e amadurecer (o projeto de lei)”, pontuou o parlamentar.

Alfaia rebateu as falas dos colegas de tribuna que comentaram sobre o texto, apesar de ter retirado de pauta, o vereador quis esclarecer as informações dos vereadores. Dentre os que comentaram, foram Rodrigo de Sá (PP), Ivo Neto (PMB), Paulo Tyrone (PMB), Zé Ricardo (PT), Coronel Rosses (PL) e entre outros.

“É uma violação à Constituição. É um projeto que traz restrição de um direito fundamental ao idoso e é um projeto que contraria a manifestação dessa própria casa, que prevê gratuidade a partir de 60 anos”, disse Rodrigo de Sá.


Saiba mais: 

Diego Afonso afirma que Wilson Lima já está em plena campanha para o Senado

Crianças influenciadoras podem ter atividade regulamentada no AM; entenda


Por sua vez, Ivo Neto

“É uma falta de respeito com a pessoa idosa, tendo em vista que no Amazonas a gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros é assegurada a partir dos 60 anos. Quer dizer que agora ela vai precisar de uma carteirinha para entrar no ônibus? E o projeto diz que a primeira via é gratuita, mas se o idoso perder, vai ter que pagar a segunda via?“, criticou.

“É um retrocesso. A partir do momento que tiver o cartão, e o idoso passar ali, ele vai ter que disputar os assentos com os demais passageiros. Ter que entrar em outra porta, passar na catraca e passar sufoco”, criticou Zé Ricardo.

Coronel Rosses, pontuou: “Qualquer um poderá usar o cartão, desde que aparenta ter a idade. E quem fica de verificar isso é o motorista, já que o cobrador o prefeito também tirou. E vai ter uma despesa, sim”.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Depois de inúmeras criticas feitas por parlamentares de oposição, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) optaram por retirar de pauta o Projeto de Lei (PL) 242/2025, de autoria do Executivo Municipal, capeado pela Mensagem n. 29/2025, que propõe a emissão de uma carteira para os idosos semelhante aos cartões passafácil existentes para assegurar a gratuidade do serviço, na quarta-feira (11/6).

O líder da base do prefeito na casa legislativa, Eduardo Alfaia (Avante), anunciou a retirada da proposta de pauta, mesmo defendendo que o texto estaria propondo transparência, controle e eficiência no uso do benefício.

“O projeto de lei não está retirando direito à gratuidade de nenhum idoso, é importante fazer essa afirmação (…). O que nós estamos aqui criando é apenas com que os idosos de 60 a 65 anos façam esse cadastro para que a Prefeitura tenha um controle, uma efetividade melhor, possa acompanhar isso de forma mais transparente e, inclusive, evitar fraudes e para que o sistema tenha todas essas informações”, explicou.

Alfaia chegou a afirmar que, na próxima segunda-feira (16/6), entidades e representantes dos idosos vão até a CMM para debater sobre o projeto de lei, que facilitará ainda mais no reajuste do texto.

“Depois de uma conversa com lideranças, com a base do Prefeito aqui (CMM), com diversos vereadores, o fórum estadual do idoso estará conosco aqui na segunda-feira, vários representantes dos idosos querem conversar e amadurecer (o projeto de lei)”, pontuou o parlamentar.

Alfaia rebateu as falas dos colegas de tribuna que comentaram sobre o texto, apesar de ter retirado de pauta, o vereador quis esclarecer as informações dos vereadores. Dentre os que comentaram, foram Rodrigo de Sá (PP), Ivo Neto (PMB), Paulo Tyrone (PMB), Zé Ricardo (PT), Coronel Rosses (PL) e entre outros.

“É uma violação à Constituição. É um projeto que traz restrição de um direito fundamental ao idoso e é um projeto que contraria a manifestação dessa própria casa, que prevê gratuidade a partir de 60 anos”, disse Rodrigo de Sá.


Saiba mais: 

Diego Afonso afirma que Wilson Lima já está em plena campanha para o Senado

Crianças influenciadoras podem ter atividade regulamentada no AM; entenda


Por sua vez, Ivo Neto

“É uma falta de respeito com a pessoa idosa, tendo em vista que no Amazonas a gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros é assegurada a partir dos 60 anos. Quer dizer que agora ela vai precisar de uma carteirinha para entrar no ônibus? E o projeto diz que a primeira via é gratuita, mas se o idoso perder, vai ter que pagar a segunda via?“, criticou.

“É um retrocesso. A partir do momento que tiver o cartão, e o idoso passar ali, ele vai ter que disputar os assentos com os demais passageiros. Ter que entrar em outra porta, passar na catraca e passar sufoco”, criticou Zé Ricardo.

Coronel Rosses, pontuou: “Qualquer um poderá usar o cartão, desde que aparenta ter a idade. E quem fica de verificar isso é o motorista, já que o cobrador o prefeito também tirou. E vai ter uma despesa, sim”.

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

“Seremos protaganistas”, diz Marcellus Campêlo sobre corrida eleitoral para o Governo do Amazonas

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...

Caio André evita antecipar apoio, mas elogia Roberto Cidade para 2026

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, evitou confirmar apoio a uma eventual candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

“Seremos protaganistas”, diz Marcellus Campêlo sobre corrida eleitoral para o Governo do Amazonas

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...

Caio André evita antecipar apoio, mas elogia Roberto Cidade para 2026

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, evitou confirmar apoio a uma eventual candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]