Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Dia do Meio Ambiente: Manaus passa a integrar grupo de 50 cidades brasileiras em assinatura de agenda 2030 da ONU

A programação do Junho Verde segue até o final do mês, com atividades abertas ao público, como oficinas técnicas, campanhas de combate às queimadas, mutirões de limpeza de igarapés e a apresentação dos planos municipais de Ação Climática, Saneamento Básico e Redução de Riscos e Desastres

Neste 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, à ocasião, o prefeito David Almeida (Avante) assinou a Carta Compromisso de adesão ao programa “Meu Município pelos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, programa promovido pelo governo federal.

Com isso, a iniciativa coloca Manaus entre os 50 municípios brasileiros selecionados para integrar a iniciativa, que busca acelerar a implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de políticas públicas locais.

“Manaus já vinha sendo reconhecida por suas políticas ambientais. Agora avançamos ainda mais, com planejamento, indicadores e cooperação técnica”, destacou David Almeida.

A tendência é transformar Manaus em referência nacional em sustentabilidade urbana, onde foi lançado a campanha “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental”. A abertura ocorreu no bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital, com o plantio simbólico de mudas. Nos cinco primeiros meses de 2025, mais de 12 mil árvores já foram plantadas na cidade.

“Estamos mostrando resultados concretos. Cada muda representa um impacto direto na redução das ilhas de calor, na qualidade do ar e no equilíbrio ambiental”, afirmou o prefeito de Manaus.

A meta da Prefeitura de Manaus é plantar pelo menos 15 mil árvores até o fim do ano, dobrando o número registrado em 2024. Para alcançar esse resultado, a gestão aposta em tecnologia e inovação.

Um novo equipamento, apresentado no evento, permite abrir covas mecanizadas mais profundas, acelerando o processo de plantio. Também está em avaliação a aquisição de uma máquina para transplante de árvores grandes.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fransuá Matos, destacou a repercussão internacional das ações de Manaus. Segundo ele, a cidade foi uma das únicas do país com projetos aprovados pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), ao lado de Curitiba.

“Defendemos nossos projetos na África do Sul, e neste mês vamos apresentar os resultados à população”, informou.

Foto: Clóvis Miranda / Semcom

A arborização urbana também ganhou destaque. “Em cinco meses, plantamos quase três vezes mais do que em todo o ano passado. Isso graças à mecanização e ao uso de hidrogel, que aumenta a sobrevivência das mudas no verão amazônico”, explicou Fransuá.


Saiba mais: 

“A nossa aliança é indivisível”, declara David Almeida em palanque com Omar Aziz e Marcos Rotta

Omar Aziz acena para Wilson Lima: “Tenho minhas questões políticas e ele tem as dele”


Programação do Junho Verde

A programação do Junho Verde segue até o fim do mês, com ações abertas ao público. Entre os destaques estão:

  • Apresentação dos planos municipais de Ação Climática, Saneamento Básico e Redução de Riscos e Desastres
  • Oficinas técnicas
  • Campanhas de combate às queimadas
  • Limpeza de igarapés
- Publicidade -[adrotate group="7"]

Neste 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, à ocasião, o prefeito David Almeida (Avante) assinou a Carta Compromisso de adesão ao programa “Meu Município pelos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, programa promovido pelo governo federal.

Com isso, a iniciativa coloca Manaus entre os 50 municípios brasileiros selecionados para integrar a iniciativa, que busca acelerar a implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de políticas públicas locais.

“Manaus já vinha sendo reconhecida por suas políticas ambientais. Agora avançamos ainda mais, com planejamento, indicadores e cooperação técnica”, destacou David Almeida.

A tendência é transformar Manaus em referência nacional em sustentabilidade urbana, onde foi lançado a campanha “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental”. A abertura ocorreu no bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital, com o plantio simbólico de mudas. Nos cinco primeiros meses de 2025, mais de 12 mil árvores já foram plantadas na cidade.

“Estamos mostrando resultados concretos. Cada muda representa um impacto direto na redução das ilhas de calor, na qualidade do ar e no equilíbrio ambiental”, afirmou o prefeito de Manaus.

A meta da Prefeitura de Manaus é plantar pelo menos 15 mil árvores até o fim do ano, dobrando o número registrado em 2024. Para alcançar esse resultado, a gestão aposta em tecnologia e inovação.

Um novo equipamento, apresentado no evento, permite abrir covas mecanizadas mais profundas, acelerando o processo de plantio. Também está em avaliação a aquisição de uma máquina para transplante de árvores grandes.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fransuá Matos, destacou a repercussão internacional das ações de Manaus. Segundo ele, a cidade foi uma das únicas do país com projetos aprovados pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), ao lado de Curitiba.

“Defendemos nossos projetos na África do Sul, e neste mês vamos apresentar os resultados à população”, informou.

Foto: Clóvis Miranda / Semcom

A arborização urbana também ganhou destaque. “Em cinco meses, plantamos quase três vezes mais do que em todo o ano passado. Isso graças à mecanização e ao uso de hidrogel, que aumenta a sobrevivência das mudas no verão amazônico”, explicou Fransuá.


Saiba mais: 

“A nossa aliança é indivisível”, declara David Almeida em palanque com Omar Aziz e Marcos Rotta

Omar Aziz acena para Wilson Lima: “Tenho minhas questões políticas e ele tem as dele”


Programação do Junho Verde

A programação do Junho Verde segue até o fim do mês, com ações abertas ao público. Entre os destaques estão:

  • Apresentação dos planos municipais de Ação Climática, Saneamento Básico e Redução de Riscos e Desastres
  • Oficinas técnicas
  • Campanhas de combate às queimadas
  • Limpeza de igarapés
- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...

CMM aprova LDO de 2027 com previsão de déficit

Texto mantém quase integralmente a proposta do Executivo, rejeita 62 emendas parlamentares e prevê resultado primário negativo de R$ 526 milhões para o próximo...

Sinais indicam possível candidatura de Roberto Cidade

O governador Roberto Cidade (União Brasil) sinalizou que só deve tratar de sua candidatura à reeleição após o Festival Folclórico de Parintins, mais especificamente...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]