Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

VÍDEOS: Vereadores debatem sobre possível aumento do Zona Azul na CMM

Debate sobre aumento da tarifa do Zona Azul, de R$ 3,50 para R$ 3,98, movimentou sessão plenária da CMM nesta segunda.

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda, 11/12, vereadores discutiram sobre o sistema de estacionamento Zona Azul, cujo contrato com a Prefeitura de Manaus foi recentemente renovado até 2030.

A discussão foi levantada pelo vereador Sassá (PT), que levantou os problemas de segurança em torno do sistema e informações em torno de um possível aumento da tarifa do Zona Azul, de R$ 3,50 a R$ 3,98. Ele disse:

“Aprovamos requerimento para convocar a empresa, para se explicar, e agora vem essa notícia de um aumento abusivo. Estão brincando com a Câmara. Não tem segurança para os carros, as pessoas passam 15 minutos esperando o funcionário, se não o encontrar ele vem depois e multa seu carro. Além disso, o município ou o estado podem assumir esse compromisso com a população. Terceirizar o serviço só sai mais caro para a população. No shopping, se seu carro for roubado existe seguro, por que não no Zona Azul? É apenas uma máquina de dinheiro”.

Sassá propôs também que fosse criada uma CPI na casa para investigar o sistema de estacionamento.


Leia mais:

Em Manaus, tarifa do Zona Azul passará de R$ 3,50 para R$ 3,98

Zona Azul renova contrato até 2030 em Manaus


O vereador Capitão Carpê (Republicanos) também reclamou do Zona Azul e do possível aumento da tarifa: segundo ele, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) que a tarifa seria reajustada em 62%. Ele afirmou:

“O cidadão é obrigado a pagar por algo que não traz benefício algum. Hoje as pessoas evitam estacionar no Centro por conta do Zona Azul, que é um atraso para nossa cidade”.

Carpê solicitou que a Prefeitura suspenda a cobrança do serviço.

No final de semana, em publicação nas redes sociais, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) afirmou que, apesar da publicação do reajuste, o valor permanece inalterado. Carpê também anunciou que vai solicitar a convocação do presidente da Ageman para esclarecer a questão, e explicar se o reajuste será repassado ou não para os usuários do sistema.

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) também protestou contra o aumento:

“O povo de Manaus ganha de presente de Natal esse aumento do Zona Azul, para R$ 3,98 a hora. Com três horas, que é o período permitido de estacionamento, o cidadão paga praticamente o mesmo que um shopping. Ele então pensará em não ir mais para o Centro, já que o shopping oferece segurança e o Centro não. É um sistema ruim e tem prejudicado o Centro de Manaus”.

 

Já o vereador Raulzinho (PSDB), da base da prefeitura, disse que não vai haver aumento. Ele afirmou:

“A nota está nas páginas da Ageman e da Prefeitura, dizendo que o valor de R$ 3,98 está em vigor desde janeiro de 2023. No entanto, a pedido do município, a empresa vem concedendo um desconto, e o valor de R$ 3,50 permanece inalterado. Essa é a verdade. É importante as pessoas procurarem saber antes de falar”.

A Onda Digital pediu esclarecimento sobre a tarifa do Zona Azul à Prefeitura de Manaus. Até o momento de publicação desta matéria, não foi enviada resposta.

Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), por meio de nota, esclareceu a situação do Zona Azul de Manaus. Confira:

A Ageman esclarece que o valor de R$ 3,98 referente a uma hora de uso do serviço Zona Azul está em vigor desde Janeiro de 2023.

O referido valor consta no acordo extrajudicial firmado entre a concessionária Amazônia Tecnologias de Trânsito da Amazônia SPE Ltda e a Prefeitura de Manaus no final de 2022, no entanto, a pedido do município, a empresa vem concedendo desconto de R$ 0,48 e o valor praticado tem sido de R$ 3,50, o qual permanece inalterado.

A publicação realizada no Diário Oficial do Município do dia 7 de dezembro de 2023 trata tão somente do extrato referente ao aditivo do contrato, resultante do acordo extrajudicial.

 

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda, 11/12, vereadores discutiram sobre o sistema de estacionamento Zona Azul, cujo contrato com a Prefeitura de Manaus foi recentemente renovado até 2030.

A discussão foi levantada pelo vereador Sassá (PT), que levantou os problemas de segurança em torno do sistema e informações em torno de um possível aumento da tarifa do Zona Azul, de R$ 3,50 a R$ 3,98. Ele disse:

“Aprovamos requerimento para convocar a empresa, para se explicar, e agora vem essa notícia de um aumento abusivo. Estão brincando com a Câmara. Não tem segurança para os carros, as pessoas passam 15 minutos esperando o funcionário, se não o encontrar ele vem depois e multa seu carro. Além disso, o município ou o estado podem assumir esse compromisso com a população. Terceirizar o serviço só sai mais caro para a população. No shopping, se seu carro for roubado existe seguro, por que não no Zona Azul? É apenas uma máquina de dinheiro”.

Sassá propôs também que fosse criada uma CPI na casa para investigar o sistema de estacionamento.


Leia mais:

Em Manaus, tarifa do Zona Azul passará de R$ 3,50 para R$ 3,98

Zona Azul renova contrato até 2030 em Manaus


O vereador Capitão Carpê (Republicanos) também reclamou do Zona Azul e do possível aumento da tarifa: segundo ele, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) que a tarifa seria reajustada em 62%. Ele afirmou:

“O cidadão é obrigado a pagar por algo que não traz benefício algum. Hoje as pessoas evitam estacionar no Centro por conta do Zona Azul, que é um atraso para nossa cidade”.

Carpê solicitou que a Prefeitura suspenda a cobrança do serviço.

No final de semana, em publicação nas redes sociais, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) afirmou que, apesar da publicação do reajuste, o valor permanece inalterado. Carpê também anunciou que vai solicitar a convocação do presidente da Ageman para esclarecer a questão, e explicar se o reajuste será repassado ou não para os usuários do sistema.

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) também protestou contra o aumento:

“O povo de Manaus ganha de presente de Natal esse aumento do Zona Azul, para R$ 3,98 a hora. Com três horas, que é o período permitido de estacionamento, o cidadão paga praticamente o mesmo que um shopping. Ele então pensará em não ir mais para o Centro, já que o shopping oferece segurança e o Centro não. É um sistema ruim e tem prejudicado o Centro de Manaus”.

 

Já o vereador Raulzinho (PSDB), da base da prefeitura, disse que não vai haver aumento. Ele afirmou:

“A nota está nas páginas da Ageman e da Prefeitura, dizendo que o valor de R$ 3,98 está em vigor desde janeiro de 2023. No entanto, a pedido do município, a empresa vem concedendo um desconto, e o valor de R$ 3,50 permanece inalterado. Essa é a verdade. É importante as pessoas procurarem saber antes de falar”.

A Onda Digital pediu esclarecimento sobre a tarifa do Zona Azul à Prefeitura de Manaus. Até o momento de publicação desta matéria, não foi enviada resposta.

Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), por meio de nota, esclareceu a situação do Zona Azul de Manaus. Confira:

A Ageman esclarece que o valor de R$ 3,98 referente a uma hora de uso do serviço Zona Azul está em vigor desde Janeiro de 2023.

O referido valor consta no acordo extrajudicial firmado entre a concessionária Amazônia Tecnologias de Trânsito da Amazônia SPE Ltda e a Prefeitura de Manaus no final de 2022, no entanto, a pedido do município, a empresa vem concedendo desconto de R$ 0,48 e o valor praticado tem sido de R$ 3,50, o qual permanece inalterado.

A publicação realizada no Diário Oficial do Município do dia 7 de dezembro de 2023 trata tão somente do extrato referente ao aditivo do contrato, resultante do acordo extrajudicial.

 

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino na toada “Povo do Norte” do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou nesta sexta-feira (26/6), durante o Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro do Turismo, Celso...

Roberto Cidade evita falar sobre candidatura as eleições de 2026; “tudo no tempo de Deus

O governador do Amazonas Roberto Cidade (UB) evitou falar das eleições de 2026. Perguntado sobre boatos de que poderia ser candidato no pleito deste...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Caio André evita antecipar apoio, mas elogia Roberto Cidade para 2026

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, evitou confirmar apoio a uma eventual candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do...

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino na toada “Povo do Norte” do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou nesta sexta-feira (26/6), durante o Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro do Turismo, Celso...

Roberto Cidade evita falar sobre candidatura as eleições de 2026; “tudo no tempo de Deus

O governador do Amazonas Roberto Cidade (UB) evitou falar das eleições de 2026. Perguntado sobre boatos de que poderia ser candidato no pleito deste...

Caio André evita antecipar apoio, mas elogia Roberto Cidade para 2026

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, evitou confirmar apoio a uma eventual candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do...

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]