Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Wilson Lima pede apoio do ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas

Entres os assuntos, estão antecipação da vacinação e fortalecimento e ferramentas para descentralizar os serviços no interior

O governador do Amazonas Wilson Lima reuniu-se, nesta terça-feira (29/04), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar os avanços em ações de fortalecimento da assistência e solicitar apoio do Governo Federal para ampliar medidas na área da Saúde, entre elas o Barco Hospital São João XXIII, antecipação da vacinação contra a gripe e ferramentas para descentralizar os serviços no interior.

Ao ministro Alexandre Padilha, o governador Wilson Lima fez um balanço dos resultados alcançados no âmbito do programa Saúde Amazonas. O programa, lançado em 2020, na gestão de Wilson Lima, tem como objetivo principal reordenar e modernizar a rede pública de saúde, promovendo melhorias estruturais e operacionais para ampliar o acesso e a eficiência dos serviços de saúde.

“Nós viemos trazer ao ministro os avanços que estamos fazendo na saúde, sobretudo com a implantação da Telessaúde para redução de filas e a atenção com o atendimento no interior, o processo de descentralização com o Barco Hospital e, também, a implantação de UTIs, que já temos em alguns municípios. É importante que o ministério esteja envolvido nesse processo para que haja a habilitação e participação do SUS”, afirmou o governador Wilson Lima.

Além do governador Wilson Lima, também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade; o deputado federal Fausto Júnior; e a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Wilson Lima solicita apoio do ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas
Foto: Divulgação

Leia mais

Com vagas no Amazonas, inscrições para concurso da Polícia Federal começam nesta terça (29)

Carro invade sinal vermelho e causa grave acidente na Avenida Getúlio Vargas, em Manaus


Na ocasião, Wilson Lima destacou a importância de estratégias inovadoras adotadas pelo Governo do Amazonas na área da saúde, como a assistência executada nas comunidades ribeirinhas mais distantes pelo Barco Hospital São João XXIII. Com oito expedições, a estrutura moderna tem três andares e é equipado com tecnologia de ponta para atendimento hospitalar.

A apresentação pontuou os avanços na redução de filas do Sistema de Regulação (Sisreg) para consultas com o programa Saúde AM Digital, levando teleconsultas e telediagnósticos para todo o Amazonas. O programa está na segunda etapa, com atendimentos em estruturas fixas e de forma remota para 12 especialidades com maior demanda no Complexo Regulador.

Entre os serviços de descentralização e regionalização da saúde, o governador Wilson Lima reforçou a importância do programa Melhor em Casa; a criação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Neonatal em municípios do interior; e os resultados esperados com a repactuação da saúde pelo Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior.

Vacinação

O governador Wilson Lima também solicitou apoio do Governo Federal para fortalecer a campanha de imunização contra a gripe no Amazonas. O objetivo é tornar definitiva a data do calendário de vacinação para o segundo semestre no Amazonas levando em conta o clima e a geografia da região, antecedendo o período de chuvas.

“Essa sempre foi uma luta do Amazonas junto ao Ministério da Saúde, porque a campanha nacional começa em abril, mas no Amazonas os sintomas e casos da gripe começam em novembro. Neste ano, de forma definitiva, o nosso calendário de vacinação vai começar em agosto, que é quando a cepa estará disponível para o Amazonas”, concluiu o governador.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O governador do Amazonas Wilson Lima reuniu-se, nesta terça-feira (29/04), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar os avanços em ações de fortalecimento da assistência e solicitar apoio do Governo Federal para ampliar medidas na área da Saúde, entre elas o Barco Hospital São João XXIII, antecipação da vacinação contra a gripe e ferramentas para descentralizar os serviços no interior.

Ao ministro Alexandre Padilha, o governador Wilson Lima fez um balanço dos resultados alcançados no âmbito do programa Saúde Amazonas. O programa, lançado em 2020, na gestão de Wilson Lima, tem como objetivo principal reordenar e modernizar a rede pública de saúde, promovendo melhorias estruturais e operacionais para ampliar o acesso e a eficiência dos serviços de saúde.

“Nós viemos trazer ao ministro os avanços que estamos fazendo na saúde, sobretudo com a implantação da Telessaúde para redução de filas e a atenção com o atendimento no interior, o processo de descentralização com o Barco Hospital e, também, a implantação de UTIs, que já temos em alguns municípios. É importante que o ministério esteja envolvido nesse processo para que haja a habilitação e participação do SUS”, afirmou o governador Wilson Lima.

Além do governador Wilson Lima, também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade; o deputado federal Fausto Júnior; e a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Wilson Lima solicita apoio do ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas
Foto: Divulgação

Leia mais

Com vagas no Amazonas, inscrições para concurso da Polícia Federal começam nesta terça (29)

Carro invade sinal vermelho e causa grave acidente na Avenida Getúlio Vargas, em Manaus


Na ocasião, Wilson Lima destacou a importância de estratégias inovadoras adotadas pelo Governo do Amazonas na área da saúde, como a assistência executada nas comunidades ribeirinhas mais distantes pelo Barco Hospital São João XXIII. Com oito expedições, a estrutura moderna tem três andares e é equipado com tecnologia de ponta para atendimento hospitalar.

A apresentação pontuou os avanços na redução de filas do Sistema de Regulação (Sisreg) para consultas com o programa Saúde AM Digital, levando teleconsultas e telediagnósticos para todo o Amazonas. O programa está na segunda etapa, com atendimentos em estruturas fixas e de forma remota para 12 especialidades com maior demanda no Complexo Regulador.

Entre os serviços de descentralização e regionalização da saúde, o governador Wilson Lima reforçou a importância do programa Melhor em Casa; a criação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Neonatal em municípios do interior; e os resultados esperados com a repactuação da saúde pelo Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior.

Vacinação

O governador Wilson Lima também solicitou apoio do Governo Federal para fortalecer a campanha de imunização contra a gripe no Amazonas. O objetivo é tornar definitiva a data do calendário de vacinação para o segundo semestre no Amazonas levando em conta o clima e a geografia da região, antecedendo o período de chuvas.

“Essa sempre foi uma luta do Amazonas junto ao Ministério da Saúde, porque a campanha nacional começa em abril, mas no Amazonas os sintomas e casos da gripe começam em novembro. Neste ano, de forma definitiva, o nosso calendário de vacinação vai começar em agosto, que é quando a cepa estará disponível para o Amazonas”, concluiu o governador.

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

DSX 2026: Kaká Diniz mostra como antecipar mudanças e expandir empresa em Manaus

Empresário e CEO da Non Stop mostra como desenvolver uma postura estratégica para antecipar tendências, transformar desafios em oportunidades e tomar decisões que impulsionam...

Parintins já teve outros nomes antes de se tornar a terra dos bumbás; entenda

Antes de se tornar conhecida mundialmente pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a cidade de Parintins, na região do Baixo Amazonas, carregou...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Desemprego cai no primeiro trimestre e atinge menor patamar em 14 anos

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em maio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de...

Parintins é o destino, mas Manaus também tem programação especial neste fim de semana

Exposições gratuitas, festas temáticas, arraiais juninos e a transmissão oficial do Festival na capital amazonense prometem agitar os dias 26, 27 e 28 de...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

DSX 2026: Kaká Diniz mostra como antecipar mudanças e expandir empresa em Manaus

Empresário e CEO da Non Stop mostra como desenvolver uma postura estratégica para antecipar tendências, transformar desafios em oportunidades e tomar decisões que impulsionam...

Parintins já teve outros nomes antes de se tornar a terra dos bumbás; entenda

Antes de se tornar conhecida mundialmente pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a cidade de Parintins, na região do Baixo Amazonas, carregou...

Desemprego cai no primeiro trimestre e atinge menor patamar em 14 anos

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em maio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de...

Parintins é o destino, mas Manaus também tem programação especial neste fim de semana

Exposições gratuitas, festas temáticas, arraiais juninos e a transmissão oficial do Festival na capital amazonense prometem agitar os dias 26, 27 e 28 de...

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]